Topo

Esse conteúdo é antigo

'Confiáveis', diz Pelosi sobre acusações de assédio contra governador de NY

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, enfrentará uma investigação independente por duas acusações de assédio - David Dee Delgado/Getty Images/AFP
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, enfrentará uma investigação independente por duas acusações de assédio Imagem: David Dee Delgado/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/03/2021 09h00

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, disse que considera "confiáveis" as acusações de assédio feitas por duas ex-funcionárias do governador do estado americano de Nova York, Andrew Cuomo.

"As mulheres que apresentaram acusações sérias e confiáveis contra o governador Cuomo merecem ser ouvidas e tratadas com dignidade", disse Pelosi em um comunicado.

As acusações foram feitas nos últimos dias e foram desmentidas formalmente por Cuomo. No sábado (27), a ex-assessora de Saúde Charlotte Bennett afirmou ao jornal "New York Times" que o governador a assediou sexualmente no ano passado.

Em comunicado divulgado, Cuomo afirmou que jamais fez "insinuações à senhorita Bennett, nem tive a intenção de agir de forma inadequada". Ele declarou que desejava apoiá-la, já que ela havia contado que era uma sobrevivente de agressão sexual.

Outra ex-conselheira, Lindsey Boylan, afirmou em um blog que Cuomo a assediou quando ela trabalhava para a sua administração, entre 2015 e 2018. Ela afirma que o governador a beijou à força na boca, sugeriu que participasse de um jogo de "strip poker" e "avançou para me tocar nas costas, braços e pernas". A assessoria de Cuomo também negou as acusações.

Após pressão de congressistas no final de semana, o governador aceitou que uma investigação independente fosse instaurada para apurar as denúncias, além da que será feita pela própria administração.