Taiwaneses mudam seus nomes para 'salmão' na intenção de ganhar sushi
Dezenas de cidadãos de Taiwan mudaram seus nomes para "salmão" na intenção de conseguir um desconto ou uma refeição gratuita na rede de restaurantes japoneses Sushiro. A questão chamou atenção do Ministério do Interior taiwanês, que pediu na quarta-feira (17) que as pessoas pensassem com cuidado antes de tomarem qualquer atitude.
A pasta notou que houve um aumento no número de solicitações, de acordo com a CNN. Enquanto isso, o jornal Taipei Times informou que essa elevação na demanda dos balcões de registro civil começou a partir da quarta-feira (16), um dia depois que a rede de restaurantes anunciou uma promoção-relâmpago.
"Esse tipo de mudança de nome não apenas é perda de tempo, mas causa papelada desnecessária", comentou o vice-ministro do Interior, Chen Tsung-yen, segundo a NBC News. "Espero que todos possam respeitar os recursos administrativos e ser mais racionais sobre isso."
Aproximadamente 100 pessoas se inscreveram para mudar seu nome em resposta ao anúncio, segundo a Agência Central de Notícias (CNA) oficial de Taiwan. A oferta do restaurante Sushiro prometia sushi de graça para qualquer pessoa cujo nome incluísse dois caracteres chineses que a CNA disse que juntos significam "salmão" em chinês.
Além disso, as pessoas que estavam sentadas na mesma mesa que o indivíduo chamado "salmão" também poderiam comer de graça. Fora que, clientes cujo nome é pronunciado da mesma forma que "salmão" — mesmo que com outros caracteres — receberiam 50% de desconto.
A promoção em Taiwan movimentou os cartórios. Uma estudante universitária chamada Ma Jeng Shiuan, de 22 anos, afirmou que alterou oficialmente seu nome por alguns dias, acrescentando os dizeres "salmão dançando" para ganhar sushi gratuitamente.
"Eu conheci esta promoção porque se tornou viral nas redes sociais e muitas pessoas em Taiwan sabiam sobre ela", disse Ma, em entrevista a NBC. "Fui ao Sushiro quase 15 vezes", acrescentou.
Na nação peninsular asiática, os residentes têm permissão legal para alterar seus nomes no máximo três vezes. O restaurante Sushiro aceitava carteiras de identidade nacionais como prova oficial dos novos nomes dos clientes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.