PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Acidente com trem em Taiwan deixa dezenas de mortos e feridos

Do UOL, em São Paulo*

02/04/2021 07h40Atualizada em 02/04/2021 12h21

Um trem expresso de Taiwan com quase 500 pessoas a bordo descarrilou em um túnel hoje em acidente que matou pelo menos 51 passageiros e feriu 146 no pior desastre ferroviário da ilha desde 1948

As autoridades informaram que o acidente foi causado por um veículo de manutenção que escorregou por um barranco até a via férrea, perto da cidade costeira de Hualien. O trem partiu da capital Taipei com destino à cidade de Taitung,

"Suspeita-se que [o motorista] não puxou o freio de mão o suficiente, razão pela qual o veículo escorregou 20 metros [...] até os trilhos do trem", declarou à imprensa o vice-diretor da Autoridade Ferroviária de Taiwan, Feng Hui-sheng.

Fotos da mídia local mostram a traseira de um caminhão com plataforma amarelo tombado perto do trem.

Imagem mostra o que seria destroço do caminhão suspeito de provocar descarrilamento de trem em Taiwan - FTV via Reuters - FTV via Reuters
Imagem mostra o que seria destroço do caminhão suspeito de provocar descarrilamento de trem em Taiwan
Imagem: FTV via Reuters

O ministro dos Transportes, Lin Chia-lung, disse a repórteres que o trem transportava cerca de 490 pessoas em oito vagões. Muitos passageiros eram turistas e pessoas que voltavam para casa.

O acidente coincide com o início do feriado anual da limpeza dos túmulos, um feriado prolongado que enche as estradas e ferrovias do país.

Durante este período, os habitantes geralmente voltam às suas cidades natais para limpar os túmulos de seus parentes e fazer oferendas.

A linha férrea do leste de Taiwan costuma ser uma atração turística, pois percorre sua esplêndida e menos populosa costa oriental.

Através de vários túneis e pontes, serpenteia as montanhas e desfiladeiros espetaculares antes de descer pelo Vale Huadong.

A mídia de Taiwan disse que muitas pessoas estavam de pé e foram sacudidas pelo impacto do acidente. Entre os mortos está um cidadão francês, enquanto dois japoneses e um residente de Macau estão entre os feridos.

"As pessoas simplesmente caíam umas sobre as outras", disse uma mulher que sobreviveu ao acidente à televisão doméstica. "Foi assustador. Havia famílias inteiras lá."

Histórico de acidentes

O acidente de hoje é uma das piores catástrofes ferroviárias já registradas em Taiwan. O último grande descarrilamento data de 2018, quando 18 pessoas morreram no extremo sul da mesma linha.

O maquinista daquele trem de oito vagões foi então acusado de homicídio culposo. Mais de 200 dos 366 passageiros ficaram feridos.

Este acidente foi o pior desde 1991, quando 30 passageiros morreram e 112 ficaram feridos na colisão de dois trens em Miaoli.

O jornal Apple Daily noticiou que o pior acidente na ilha foi em 1948 e deixou 64 mortos.

*Com informações da agência Reuters e AFP.

Internacional