Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Guia morre após ser atacado por urso e guardas abatem o animal

Carl, 40, era um guia florestal apaixonado por atividades ao ar livre - Reprodução/Facebook
Carl, 40, era um guia florestal apaixonado por atividades ao ar livre Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2021 12h48

Um guia florestal, de Montana, nos Estados Unidos, morreu no sábado (17), dois dias depois de ser atacado por um urso, enquanto pescava em uma reserva natural do estado. Guardas florestais, que investigavam o caso, também sofreram uma ameaça do animal e optaram por abate-lo.

Carl Mock foi encontrado com ferimentos graves no rosto e no couro cabeludo, na última quinta (15), após ser atacado pelo urso. O guia foi levado a um hospital, na cidade de Idaho Falls, onde foi submetido a duas cirurgias. Entretanto, o homem de 40 anos não resistiu aos procedimentos médicos e morreu em decorrência de um derrame.

De acordo com o Departamento de Peixes, Vida Selvagem e Parques de Montana, Carl estava sozinho no momento em que foi atacado e carregava consigo um spray de defesa contra ursos. No entanto, conforme reportado pelo jornal New York Post, não ficou claro se ele conseguiu fazer uso do defensivo durante o ataque.

O urso macho, principal suspeito de ter atacado Carl, pesava no mínimo 190 kg e avançou contra um grupo de sete guardas florestais, que investigavam o ocorrido, na última sexta (18). Devido ao risco de outro ataque, os guardas optaram por abater o animal.

Uma carcaça de alce foi encontrada a cerca de 45 metros do local onde o urso foi baleado. Com isso, os investigadores levantaram a hipótese de que o urso atacou Carl para defender sua fonte de alimento.

Em uma página de doações online, feita para ajudar a família de Carl arcar com as despesas médicas do ataque, o guia foi lembrado como uma pessoa apaixonada por atividades ao ar livre. "Ele é um amigo leal que ajudaria qualquer um de nós da maneira que pudesse", escreveu Keith Johnson, organizadora das doações.