Topo

Esse conteúdo é antigo

Elefantes fogem de reserva, percorrem 500 km e ficam famosos na China

Cerca de 16 elefantes ainda caminham sem rumo na China - Reprodução/Youtube
Cerca de 16 elefantes ainda caminham sem rumo na China Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2021 17h36Atualizada em 08/06/2021 19h56

Cerca de 16 elefantes que vivem na China podem ser considerados "nômades". Isso porque há mais de um ano eles saíram para caminhar em bando e nunca mais pararam. Segundo o India Times, os mamíferos já percorreram mais de 500 km.

Muitas interações envolvendo os elefantes são vistas nas redes sociais. No site Weibo já são mais de 200 milhões de interações sobre a "jornada".

De acordo com o site indiano, os animais selvagens entram em residências e fazendas em busca de alimento. O grupo já chegou a invadir um lar de idosos, tendo um deles que se esconder debaixo da cama.

Câmera de segurança mostra elefante invadindo residência na China - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Câmera de segurança mostra elefante invadindo residência na China
Imagem: Reprodução/Youtube

O elefante é um animal carregado de simbolismo na China, e por isso o governo pediu para que as pessoas não os assustem com fogos de artifício e outras táticas que podem colocá-los em risco.

A aventura teve início na província de Yunnan e está agora em Kunming, a cerca de 500 km de onde tudo começou. Alguns especialistas suspeitam que os elefantes podem ter se perdido do líder do grupo.

Apesar do prejuízo avaliado em mais de R$ 5 milhões, algumas pessoas brincaram com a situação. "Devíamos ser mais como o elefante e ser mais voltados para a família, tirar férias e ajudar, cuidar e proteger uns aos outros", escreveu um usuário do Youtube.

Um comunicado emitido ontem pelo governo de Kunming diz que os elefantes estão descansando enquanto são monitorados por uma equipe de 410 guardas e 14 drones. Os residentes da área atualmente habitada pelo grupo foram evacuados para locais seguros.

O objetivo das autoridades é criar condições discretas para migrar os elefantes para a região sudoeste do país.