Cruz Vermelha faz alerta e teme "catástrofe" com covid-19 na Indonésia
A Cruz Vermelha emitiu um alerta hoje demonstrando preocupação com a situação da pandemia do novo coronavírus na Indonésia. De acordo com a organização médica, o país está "à beira de uma catástrofe" com a expansão da variante delta.
A Indonésia relatou números recordes de infecções diárias de covid-19 no últimos dias (mais de 20 mil por dia), em uma nova onda alimentada pelo surgimento de variantes de vírus altamente transmissíveis e aumento da mobilidade após o mês de jejum muçulmano.
"Todos os dias vemos esta variante Delta levando a Indonésia à beira de uma catástrofe com a covid-19", disse Jan Gelfand, chefe da delegação indonésia da Cruz Vermelha, pedindo um melhor acesso global às vacinas.
Hospitais em várias áreas designadas como "zona vermelha" relataram excesso de capacidade, incluindo a capital Jacarta, com seus leitos com 93% de ocupação no último domingo (27).
Isso ocorre com o aumento da pressão dos profissionais de saúde por restrições mais rígidas, à medida que as infecções atingem níveis sem precedentes. O ministro da Saúde da Indonésia está liderando uma pressão por controles mais rígidos, disseram fontes familiarizadas com as discussões do governo à Reuters.
"Os hospitais estão lotados por causa do aumento de casos causado pela mobilidade e diminuição da adesão ao protocolo de saúde, agravado também pela variante delta", disse Siti Nadia Tarmizi, representante do ministério da saúde, quando questionada sobre a avaliação da Cruz Vermelha.
A Indonésia está apostando na vacinação em massa para controlar o vírus, mas apenas 13,3 milhões dos 181,5 milhões designados para inoculação receberam as duas doses necessárias.
A Indonésia recebeu até agora 104 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus no total. Ontem, o país liberou o uso da CoronaVac para adolescentes a partir de 12 anos.
Desde o início da pandemia, a Indonésia registrou 2.115.304 casos e 57.138 mortes em decorrência da covid-19.
*Com informações das agências Reuters.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.