Topo

Esse conteúdo é antigo

Pescador fisga peixe com 'dentes humanos' e intriga banhistas nos EUA

Peixe inusitado é chamado sargo-de-dentes, que vive em águas rasas e também pode ser encontrado no Brasil - George Craig/Jennette"s Pier/Facebook/Reprodução
Peixe inusitado é chamado sargo-de-dentes, que vive em águas rasas e também pode ser encontrado no Brasil Imagem: George Craig/Jennette's Pier/Facebook/Reprodução

Colaboração para o UOL, em Santos

06/08/2021 09h53Atualizada em 06/08/2021 16h14

Um peixe raro com dentes de aparência estranhamente humana deixou banhistas perplexos depois de ser capturado por um pescador, em um píer nos Estados Unidos.

O misterioso animal foi pescado em Outer Banks, na Carolina do Norte. As fotos inusitadas foram compartilhadas na terça-feira no Facebook por um membro do Jennette's Pier, um destino de pesca em Nags Head, e mostra a criatura de quase quatro quilos exibindo orgulhosamente um sorriso dentuço.

Martin, o pescador que fisgou o peixe, disse ao jornal local McClatchy que estava pescando no píer com seu irmão gêmeo na segunda-feira, quando se deparou com o que ele descreveu como "uma boca cheia de dentes".

Conhecedor da vida marinha, ele ajudou a identificar a criatura. Se tratava de um peixe muito raro, chamado sargo-de-dentes (Archosargus probatcephalus) - conhecido por sua dentição peculiar.

"É uma luta muito boa quando você se esforça para segurar a vara de pesca, na hora de puxar um peixe. E esta foi uma boa captura e tem um gosto muito bom", disse ele.

O sargo-de-dentes é um peixe da família dos esparídeos, também presente na costa brasileira. Prefere habitats de água rasa, com fundo rochoso e onde há recifes, vivendo em pequenos cardumes. Encontram-se, por vezes, na água salobra de estuários.

Os dentes são similares aos dos humanos, com molares e caninos, possuindo de 6 a 8 dentes iguais, e vários outros menores, na região interna da boca.

Caso na Rússia

Esta não é a primeira vez que um peixe com dentes aparentemente humanos foi capturado.

Em 2014, o pescador russo Aleks Korobov confundiu especialistas em peixes depois de pegar um animal de aparência "assustadora", com dentes muito parecidos com os dos humanos.

Há seis anos, um pescador chamado Aleks, da cidade de Arkhangelsk, no distrito de Arkhangelsk Oblast no noroeste da Rússia, pegou um dos animais mais estranhos do mundo em uma pescaria no rio Dvina do Norte.

Ele pensou que fosse um dourado comum, mas quando foi desenganchá-lo do anzol viu que tinha a boca cheia do que pareciam ser dentes humanos.

"Ele já estava morto, mas quando o peguei e cheirei, percebi que estava fresco. Eu então abri suas guelras, que estavam bonitas e vermelhas, mas percebi que a boca não era adequada para uma dourada e quando a abri quase deixei ele cair com o susto. Dentro havia um monte de dentes humanos."