Topo

Esse conteúdo é antigo

Tourada com anões pode estar próxima de ser proibida, na Espanha

Toureiro anão foge de boi na Espanha - Reprodução/Enanitos toreros
Toureiro anão foge de boi na Espanha Imagem: Reprodução/Enanitos toreros

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2021 17h34

O Ministério dos Direitos Sociais quer proibir os shows de tourada com anões na Espanha. Os espetáculos são tradicionais, principalmente, na cidade de Zahímos, em Badajoz, que tem cerca de 2,8 mil habitantes.

Conforme reportagem do jornal El País, a pasta federal entende que "esses programas veem as pessoas como palhaças, algo que deveria ser proibido em nossa legislação. É rir de alguém por ter características diferentes", anunciou o chefe do ministério, Jesús Martín Blanco.

Os Anões Toureiros representam um grupo com quinze membros que faz touradas e peças circenses em arenas pela Europa e América do Norte. Oito dos integrantes têm nanismo.

Blanco entende que o fato de as pessoas rirem de anões deveria ser erradicado. No entanto, os personagens que estão no foco na discussão não aceitam as intenções do governo espanhol.

Ao jornal, um dos membros do grupo de anões diz que "esses ataques me parecem uma falta de respeito e liberdade, todos devem poder trabalhar no que quiserem. Somos todos profissionais, temos o cartão do Ministério da Cultura, contribuímos para a segurança social e não queremos viver de subsídios, queremos lutar, é o nosso trabalho", disse Daniel Calderón, toureiro e gerente do grupo.

Já Blanco acredita que a maioria das pessoas do grupo não teve a oportunidade de escolher outro emprego, e cita que o fato de rirem dos toureiros anões não implica somente a eles, mas também a toda classe.

"O Governo vai lançar um plano de reciclagem profissional para as 70 ou 80 pessoas que se dedicam a isso na Espanha. Queremos oferecer a eles um trabalho que escape da precariedade, mas com igualdade e dignidade", disse em comunicado emitido no início de agosto.

O Diretor de Direitos das Pessoas com Deficiência também está alinhado com Blanco. "Na França havia uma tradição que era o arremesso de anão e foi abolido. Esperemos que também aqui possamos bani-lo", opina.