Topo

Esse conteúdo é antigo

Demolição de igreja revela cápsula do tempo de 115 anos cheia de documentos

Imagem da cápsula do tempo sendo removida na igreja - Reprodução/TikTok/@earthwisesalvage
Imagem da cápsula do tempo sendo removida na igreja Imagem: Reprodução/TikTok/@earthwisesalvage

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2021 14h26Atualizada em 11/08/2021 14h26

Durante a demolição de uma igreja localizada na cidade de Seattle, em Washington, Estados Unidos, trabalhadores encontraram uma cápsula do tempo de 115 anos nos escombros. A descoberta aconteceu no final de julho e foi divulgada pela empresa Earthwise Architectural Salvage, responsável pela reforma.

Segundo a companhia, a caixa de metal estava escondida atrás de um dos pilares da Igreja Evangélica Alemã, no bairro de Queen Anne. Os funcionários estavam removendo os vitrais do local, quando se depararam com o objeto estranho.

Ao abrir a cápsula, existiam documentos de mais de um século, como textos literários em alemão, jornais de Ohio e outras publicações religiosas sobre a igreja, uma carta manuscrita por um bispo detalhando a construção do lugar e ainda registros financeiros da associação.

Fundada em 1906, a Igreja Evangélica Alemã funcionou até 1960, depois passou a ser utilizada como um centro de aconselhamento.

Para Aaron Blanchard, o diretor da Earthwise Architectural Salvage, é raro encontrar uma cápsula do tempo sem que exista registros indicando quando ela deve ser aberta. "A situação desta igreja é única porque, normalmente, as cápsulas do tempo são rastreadas e arquivadas, mas este edifício mudou de mãos várias vezes e simplesmente não estava no radar de ninguém", disse ele à KING-TV.

Blanchard acrescentou que entrou em contato com instituições históricas para que a cápsula seja exibida ao público no futuro.