Topo

Esse conteúdo é antigo

Família achada morta em trilha sem marcas de violência intriga americanos

Família foi encontrada morta em trilha no Parque Nacional de Sierra, na Califórnia (EUA) - Reprodução/Instagram
Família foi encontrada morta em trilha no Parque Nacional de Sierra, na Califórnia (EUA) Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em Santos

23/08/2021 11h09

Investigadores estão vasculhando telefones pertencentes a uma família encontrada morta na semana passada, durante uma caminhada na Califórnia, na esperança de encontrar um áudio que possa resolver o enigma de suas mortes.

Jeremy Briese, xerife do condado de Mariposa, disse ao The Times of London que esperava que os telefones revelassem se Jonathan Gerrish, de 45 anos, ou sua esposa, Ellen Chung, de 31, fizeram algum telefonema ou gravaram alguma mensagem antes de morrer.

"Procuramos por toda parte em busca de qualquer coisa que possa nos dar uma pista do que ocorreu", disse. "Basicamente, é desconcertante e temos que trabalhar com diferentes cenários em busca de respostas".

Jonathan, Ellen, sua filha de um ano, Miju, e seu cachorro Oksi foram encontrados por equipes de busca na terça-feira, em uma trilha do parque Nacional de Sierra, conhecida como Devil's Gulch.

Não havia sinais de crime no local e nenhum ferimento traumático nos corpos. O xerife disse que Miju estava "em uma bolsa canguru perto do pai, mas não amarrada ao pai", e Hellen foi localizada a cerca de 30 metros de distância. O cachorro deles, Oksi, estava deitado perto do bebê.

Miju, de apenas 1 ano, foi encontrada numa bolsa canguru ao lado do pai - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A filha do casal, Miju, de apenas 1 ano, estava numa bolsa canguru ao lado do pai, Jonathan
Imagem: Reprodução/Instagram

As autoridades estavam investigando se algas venenosas mataram a família, mas retiraram a declaração de contaminação por substâncias tóxicas na quarta-feira. Os corpos da família foram transportados para fora da área naquela tarde.

O Gabinete do Xerife da Comarca de Mariposa agora está descartando homicídio nas mortes, informou a Fox News. A porta-voz Kristie Mitchell disse: "Inicialmente pensamos nessa possibilidade, mas quando nos deparamos com a família sem causa aparente de morte, sem uma arma por perto, sem bilhete de suicídio, temos que considerar todas as opções. Agora que já se passaram cinco dias, não estamos mais considerando o homicídio como causa de morte".

Polícia investiga diversas causas

Os policiais agora estão procurando outras causas possíveis, incluindo envenenamento por monóxido de carbono, picadas de cascavel - embora não haja evidências em seus corpos - e até mesmo uma possível onda de calor.

As autoridades do parque disseram no sábado que a insolação causou a morte de um caminhante no Vale da Morte na quarta-feira, quando a temperatura era de 42ºC.

Gerrish, originalmente de Lancashire, na Inglaterra, foi desenvolvedor de software para o Snapchat e já trabalhou para o Google.

"Trabalho aqui há 20 anos e nunca vi um caso como este", disse o xerife. "Você tem dois adultos saudáveis, uma criança saudável e o que parece ser um cão saudável, todos encontrados mortos na mesma área".

Oksi, o cão da família, também foi encontrado morto pelas autoridades - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O cão da família, Oksi, também foi encontrado morto pelas autoridades policiais
Imagem: Reprodução/Facebook

As autoridades começaram a examinar a proliferação de algas tóxicas do rio Merced como a causa da morte, bem como uma possível fuga de gás de minas de ouro abandonadas no parque. Mas, apesar da polícia ter encontrado alguns poços de minas, não pode afirmar se essa foi mesmo a causa da morte.

A polícia ainda está esperando os resultados das autópsias. Resultados de exames de toxicologia podem levar até seis semanas para ficar prontos.

O Conselho de Controle de Recursos Hídricos do Estado da Califórnia e o Condado de Mariposa estão agora testando novamente a água do rio em busca de toxinas bacterianas, que podem se formar na proliferação de algas.