Topo

Esse conteúdo é antigo

Vulcão nas Ilhas Canárias cria 'rio de lava' e governo cita danos materiais

Vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção, nas Ilhas Canárias (Espanha) - FORTA/via REUTERS
Vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção, nas Ilhas Canárias (Espanha) Imagem: FORTA/via REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

19/09/2021 20h12

Ao menos 5 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco nas Ilhas Canárias após o vulcão Cumbre Vieja entrar em erupção hoje, às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local), informou o presidente Angel Victor Torres, em uma entrevista coletiva nesta noite exibida pelas redes sociais.

Ao anoitecer, imagens mostraram fontes de lava disparando pelo céu e formando rios incandescentes descendo a colina entre áreas de florestas e terras agrícolas. Até agora, segundo as autoridades, não há registro de feridos, apenas de danos materiais.

A evacuação de moradores e animais da região começou em uma encosta arborizada na área escassamente povoada de Cabeza de Vaca, de acordo com o governo. Duas horas depois, com lava descendo, o município ordenou a evacuação de quatro aldeias, incluindo El Paso e Los Llanos de Aridane.

Segundo as autoridades, até agora apenas oito casas foram afetadas. Torres ainda destacou durante coletiva que a erupção ocorreu em área despovoada, mudando apenas 300 metros do local inicialmente calculado. Agora, a lava se dirige em direção à costa.

Houve todas as evacuações, cerca de 5.000 pessoas. Não há previsão de que mais alguém tenha que ser evacuado."

Vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção, nas Ilhas Canárias (Espanha) - FORTA/via REUTERS - FORTA/via REUTERS
Vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção, nas Ilhas Canárias (Espanha)
Imagem: FORTA/via REUTERS

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, também esteve presente na coletiva e afirmou que as autoridades estavam em um exercício de "antecipação" e de "informação pública" para garantir a segurança da população. "Tudo está se desenrolando como o previsto", indicou.

Sanchez ainda citou uma preocupação com possíveis incêndios após a erupção e disse que as autoridades já estão preparadas para lidar com a situação. "Temos todos os recursos e todas as tropas, os cidadãos podem ficar tranquilos."

La Palma estava em alerta máximo depois que mais de 22.000 tremores foram relatados no espaço de uma semana em Cumbre Vieja, uma cadeia de vulcões que teve uma grande erupção em 1971 e é uma das regiões vulcânicas mais ativas das Canárias.

Em 1971, um homem foi morto enquanto tirava fotos perto dos fluxos de lava, mas nenhuma propriedade foi danificada. A primeira erupção registrada em La Palma foi em 1430, de acordo com o ING (Instituto Geográfico Nacional Espanhol).

*Com informações da Reuters