Topo

Esse conteúdo é antigo

Idoso é mordido por morcego enquanto dormia e morre vítima de raiva nos EUA

Autoridades afirmam que diversos morcegos foram encontrados na casa do idoso - iStock
Autoridades afirmam que diversos morcegos foram encontrados na casa do idoso Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/09/2021 00h03Atualizada em 30/09/2021 08h36

Um idoso morreu após ser infectado pelo vírus da raiva transmitido por morcego, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Saúde Pública esse é o primeiro caso de raiva humana desde 1954 no estado.

Segundo comunicado emitido pelo órgão, nesta terça-feira (28), o homem, que não teve o nome divulgado, tinha cerca de 80 anos. Ele teria sido infectado no mês passado, na casa em que vivia, em Lake County.

Na época, o idoso relatou às autoridades que dormia e, ao acordar, se deparou com um morcego em seu pescoço. O animal foi apreendido e, após testagem para verificar se ele estava contaminado, o resultado do exame deu positivo.

As autoridades afirmaram ainda que o idoso foi orientado a fazer acompanhamento médico, porém recusou.

Cerca de um mês depois do fato, o idoso passou a apresentar sintomas como dor no pescoço, dor de cabeça, dificuldade motora e problemas com a fala e morreu dias depois. A confirmação do diagnóstico de raiva como a causa do óbito foi feita pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Uma vistoria foi realizada na casa da vítima e especialistas de controle animal encontraram diversos morcegos no local. Pessoas que tiveram contato com o homem foram avaliadas e receberam tratamento preventivo contra a doença.

"A raiva tem a maior taxa de mortalidade dentre todas as doenças. Apesar disso, é possível salvar a vida de quem teve contato com um animal infectado pelo vírus, caso o tratamento imediato seja realizado", disse o diretor do departamento estadual de saúde, Ngozi Ezike.

Nos Estados Unidos, segundo o CDC, são registrados de um a três casos positivos de raiva humana por ano, sendo que entre 30 e 60 mil pessoas têm contato com o vírus e passam por tratamento antes de a doença se manifestar.