Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglês descobre passagem secreta atrás de estante, em casa de 500 anos

Incorporador imobiliário publicou descoberta de passagem secreta nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Incorporador imobiliário publicou descoberta de passagem secreta nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

22/11/2021 15h34Atualizada em 22/11/2021 15h34

O incorporador imobiliário Freddy Goodall descobriu uma passagem secreta atrás de uma estante de livros em sua casa de 500 anos em Brighton, na Inglaterra, lembrando cenas típicas de filme de suspense.

O momento em que o inglês se aventurou dentro da misteriosa instalação foi gravado em vídeo e chamou atenção nas redes sociais. Goodall relatou que estava olhando para uma fotografia de 1870 de um cômodo da propriedade, que pertence a sua família há 30 anos, quando observou que uma porta na biblioteca da casa não podia mais ser vista.

"Eu procurei por esta porta, mas não consegui ver nada no início, então percebi que ela estava escondida atrás de uma estante de livros", disse Goodall, ao New York Post. "Eventualmente, atrás de um dos livros, encontrei um buraco que levava para a sala escondida".

Depois de remover os livros das prateleiras, retirar os parafusos do painel de madeira e erguê-lo, o incorporador imobiliário achou uma sala escura e vazia atrás da lareira. A passagem secreta conduzia a salas subterrâneas, com escada em um dos túneis e uma grande sala no piso superior, cheia de teias de aranha, poeira e um ninho de vespas.

Já outra passagem que ele encontrou direciona para um porão, a duas outras salas secretas, outro corredor com escadas e vários túneis, que teriam sido utilizados por empregados para facilitar o acesso a outros pontos do imóvel.

No local, Goodall se deparou com outros túneis que se conectam não apenas com a casa, mas também com outras estruturas do lado de fora, em Brighton. E encontrou também um cofre contendo livros antigos, cartas e outros artefatos.

"As passagens vão de uma ponta a outra da casa", afirmou Goodall à agência de notícias Zenger. "Quando as passagens estavam em uso, acredito que havia alguns quilômetros subterrâneos correndo para edifícios próximos e uma igreja."

Goodall também conta que nas paredes de tijolos das desconhecidas instalações havia ainda nomes e datas escritas em giz que eram difíceis de compreender. E dentro do velho cofre, havia vários livros, incluindo um volume datado de 1848, que detalhava a história da casa. Com um grupo de amigos, ele também recuperou uma carta escrita por Spencer Compton, Marquês de Northampton, quando visitou a casa em 1837, e uma tábua do chão assinada por George Stewart, Conde de Galloway, em 1807.

Durante o início dos anos 1900, a propriedade serviu como instituição educacional. Goodall acredita que alguns dos alunos da escola entraram nos túneis por avistar grafites, livros escolares e carteiras em diferentes pontos da rede subterrânea.

"Encontrei muitos nomes inscritos na parede que pareciam alunos de escola que se deslocavam por lá", disse ele a Zenger.

Goodall declarou que pretende continuar explorando os túneis e salas na esperança de aprender mais sobre sua utilidade e encontrar artefatos adicionais. Ele não tem planos de alterar a passagem e áreas antes escondidas, que agora servem como uma viagem de volta ao passado.