Topo

Esse conteúdo é antigo

Orcas surpreendem ao salvar baleia jubarte da morte em vez de caçá-la

Imagem mostra baleia jubarte recebendo ajuda de orca no mar da Austrália - Reprodução/Whale Watch Western Australia
Imagem mostra baleia jubarte recebendo ajuda de orca no mar da Austrália Imagem: Reprodução/Whale Watch Western Australia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/01/2022 12h13

Um grupo de orcas assassinas foi visto ajudando a libertar uma baleia jubarte que ficou encalhada e ferida na região da costa sul da Austrália. A atitude das orcas surpreendeu os ambientalistas e os turistas em uma embarcação próxima, pois o animal geralmente é uma das principais presas das orcas.

O episódio ocorreu no início do mês e foi registrado em vídeo. Desde então, percorreu as mídias sociais, com internautas eufóricos com a rara cooperação entre as espécies "inimigas".

De acordo com o tabloide britânico DailyMail, as testemunhas no local "temeram o pior" quando viram três orcas nadando em direção à jubarte, uma das suas principais fontes de alimento. "Geralmente, faria parte de sua dieta, então, quando vimos a jubarte ferida e a orca se aproximando, ficamos preocupados", disse Gemma Sharp, representante da Whale Watch Western Australia (WWWA).

No entanto, todos perceberam que, na verdade, as orcas se mobilizaram em torno da vítima como uma tentativa de resgate.

Segundo um dos presentes, a jubarte se feriu com pedaços de linhas de pesca que foram abandonados no mar e enroscaram em uma de suas barbatanas. "Nós pudemos ver que a baleia estava completamente imobilizada e as linhas ficaram presas em sua barbatana caudal", descreveu.

A testemunha também contou que uma das orcas notou o emaranhado de linhas sobre o animal e, com a ajuda das demais predadoras, avançou sobre as amarras com o objetivo de cortá-las. "A jubarte se defendia com barbatanas peitorais. Até que algo incrível aconteceu, um grande pedaço de linha se soltou, deixando a jubarte nadar livremente".

Depois do resgate, as orcas seguiram na direção oeste, enquanto a jubarte seguiu para leste.

Para Gemma Sharp, as baleias jubarte raramente aparecem nos mares do sul da Austrália durante o verão. Apesar disso, em alguns momentos durante a migração, elas podem ser vítimas das orcas.

Por outro lado, de acordo com uma declaração do WWWA, o peso da jubarte estava muito abaixo do normal e também seu corpo estava cheio de pequenos parasitas, indicando que a linha de pesca impedia sua alimentação. Provavelmente, por esta razão o mamífero estava na região, mesmo em período incomum.