Topo

Esse conteúdo é antigo

Boric anuncia gabinete no Chile com neta de Allende e maioria feminina

Gabriel Boric, presidente eleito do Chile - Claudio Reyes/AFP
Gabriel Boric, presidente eleito do Chile Imagem: Claudio Reyes/AFP

Do UOL*, em São Paulo

21/01/2022 12h37

O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, anunciou hoje a composição dos 24 ministérios do seu governo. Desses, 14 serão chefiados por mulheres —uma delas é Maya Alejandra Fernández Allende, neta do ex-presidente Salvador Allende.

Maya, que é deputada desde 2014 e foi presidente da Câmara entre 2018 e 2019, ficará com a pasta da Defesa. A mãe dela era Beatriz Allende Bussi, filha de Hortensia Bussi e Salvador Allende —ele presidiu o Chile entre 1970 e 1973, quando foi deposto pelo golpe de Estado que colocou o ditador Augusto Pinochet no poder.

O presidente de 35 anos, o mais jovem da história do país, qualificou sua formação ministerial como "diversa", com pessoas de origens e formações distintas.

"Esse gabinete tem a missão de lançar as bases para as grandes reformas que nos propusemos realizar em nosso programa", disse ele após anunciar os nomes de seus futuros ministros.

Mario Marcel, que está à frente do banco central desde 2016, foi indicado para o Ministério da Fazenda, uma decisão saudada pelos mercados financeiros. O nome dele já era especulado há alguns dias.

"A nomeação de pessoas como Marcel vem fortalecer a ideia de que é um processo de mudança, não repentino, mas lento. Tem mais lógica no sentido de que mudanças radicais são muito mais complexas", disse Miguel Angel López, professor da Universidade do Chile.

Marcel, um especialista moderado ligado ao Partido Socialista, embora sem militância, terá entre seus desafios promover uma reforma tributária prometida por Boric.

"Assumimos com enorme carinho e energia o desafio de consolidar a recuperação da nossa economia sem reproduzir suas desigualdades estruturais. Estamos falando de um crescimento sustentável acompanhado de uma justa redistribuição de riqueza", disse o jovem líder em seu discurso.

Para o Ministério do Interior, Boric nomeou sua alidada e chefe de campanha, a médica Izkia Siches, que teve participação pública de destaque como presidente do Colégio Médico do Chile durante a pandemia de Covid-19.

Já Marcela Hernando, ex-prefeita e parlamentar do Partido Radical na região de Antofagasta, foi indicada como ministra de Mineração.

*Com informações da Reuters