Salsicha pendurada em drone salva cadela encalhada em pântano na Inglaterra
Voluntários conseguiram salvar uma cadela encalhada em um perigoso pântano na região de Emsworth, na Inglaterra. Após três dias de tentativas infrutíferas, a equipe de resgate teve a ideia de amarrar uma salsicha em uma corda, suspensa por um drone, para atrair o animal para fora da área de risco.
A operação realizada pela equipe da DDSI (Denmead Drone Search and Rescue), uma organização inglesa especializada na busca e resgate de animais perdidos, deu certo. Millie, uma cadelinha de 3 anos, da raça Jack Russel-Whippet, sentiu-se atraída pela salsicha e seguiu o drone por 300 metros até um local seguro.
A aventura de Millie começou no dia 13, enquanto passeava com sua tutora em Hampshire, no sul da Inglaterra. Sem que a mulher percebesse, a cadela escapou da coleira e fugiu, indo parar em uma região pantanosa na orla de Emsworth. Área reconhecidamente perigosa, sujeita à alta repentina da maré.
Assim que notou a fuga, a tutora de Millie acionou a DDSI, que prontamente iniciou uma operação de busca para tentar localizar e resgatar a cadela. A guarda costeira, os bombeiros e a polícia também foram chamados para auxiliar no resgate.
Por estar assustada, porém, todos os esforços empregados por três dias para salvá-la pareciam estar piorando a situação. A cadela só se afastava ainda mais da área de resgate.
"Tivemos que pensar rápido. Um de nossos pilotos de drone altamente qualificado sugeriu anexarmos comida ao drone, para tentar atraí-la para fora da área de perigo", descreveu em um post no Facebook a equipe da DDSI.
"Depois de verificar regulamentos e especificações técnicas do drone, descobrimos que podíamos usar cerca de 170 gramas de peso no drone, então penduramos uma salsicha de 56 gramas a ele. Fizemos uma avaliação de risco na área e depois levamos o drone até onde estava Millie", escreveu a equipe.
"Uma das vizinhas que vivia junto à praia saiu e disse que cozinharia as salsichas para nós. Ela estava sob muita pressão, deve ter sentido que o mundo estava sobre os seus ombros", afirmou à CNN Stefani Dennis, de 20 anos, voluntário da DDSI. "Mas a salsicha devia ser obviamente muito saborosa".
"Nós não acreditávamos que iria funcionar, mas funcionou. Conseguimos atrair Millie 300 metros para uma zona de segurança. Por sorte, ela ficou naquela área, então conseguimos evitar que ela se afogasse", escreveu a equipe no Facebook.
A cadela, que já está em casa, na companhia de sua tutora, passou por atendimento veterinário, foi medicada e passa bem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.