Topo

Esse conteúdo é antigo

Canadá: Ontário declara estado de emergência por protesto de caminhoneiros

11.fev.2022 - Dezenas de caminhoneiros e seus apoiadores participam de uma marcha contra restrições sanitárias em Ottawa, Ontário, Canadá - Spencer Platt/Getty Images via AFP
11.fev.2022 - Dezenas de caminhoneiros e seus apoiadores participam de uma marcha contra restrições sanitárias em Ottawa, Ontário, Canadá Imagem: Spencer Platt/Getty Images via AFP

Do UOL, em São Paulo*

11/02/2022 13h53

O primeiro-ministro do Ontário, epicentro dos protestos contra as medidas sanitárias de combate à covid-19 no Canadá, declarou hoje estado de emergência em sua província devido às manifestações "ilegais" que ocorrem há duas semanas.

"Tomaremos todas as medidas necessárias para garantir que a fronteira seja reaberta. E aos moradores sitiados de Ottawa, digo que garantiremos que possam retornar à vida normal o mais rápido possível", afirmou Doug Ford em coletiva de imprensa.

O "Comboio da Liberdade" de caminhoneiros canadenses que se opõem a uma exigência de vacinação ou quarentena para motoristas transfronteiriços, espelhado pelo governo dos EUA, começou com a ocupação da capital canadense, Ottawa. Os caminhoneiros então bloquearam a Ponte Ambassador, principal ligação entre os dois países, no início desta semana e fecharam outras duas passagens de fronteira menores.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse estar trabalhando com líderes municipais para acabar com o bloqueio. O ministro da Segurança Pública, Marco Mendicino, afirmou que as forças da polícia federal serão enviadas para Windsor, perto da ponte, e para Ottawa.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, pediu na quinta-feira que o Canadá use poderes federais para barrar a interrupção.

* Com AFP e Reuters