Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: Embaixada recomenda que brasileiros deixem região separatista

Carro que explodiu perto de prédio do governo em Donetsk, cidade controlada por separatistas na Ucrânia - Alexander Ermochenko/Reuters
Carro que explodiu perto de prédio do governo em Donetsk, cidade controlada por separatistas na Ucrânia Imagem: Alexander Ermochenko/Reuters

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

19/02/2022 17h33Atualizada em 20/02/2022 09h45

Em meio à crise na Ucrânia, a embaixada do Brasil no país pediu que os brasileiros "redobrem a atenção" e evitem visitas às províncias de Donetsk e Luhansk, que fazem fronteira com a Rússia.

"Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora", diz o comunicado.

Segundo a embaixada, as recomendações foram feitas "no contexto do aumento das violações de cessar-fogo registradas na linha de contato no leste da Ucrânia".

A embaixada também recomendou que os cidadãos brasileiros na Ucrânia fiquem atentos a possíveis novos cancelamentos de voos internacionais na próxima semana.

A posição da embaixada foi divulgada dias após a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, onde se encontrou com o presidente Vladimir Putin.

O aumento da tensão na região fez com que diferentes países recomendassem que seus cidadãos no país deixassem a Ucrânia, como Alemanha, França, Reino Unido, EUA e Japão.