Topo

Esse conteúdo é antigo

Família encontra cobra letal em caixa de brinquedos; veja

Cobra-marrom se defendeu avançando contra vareta de caçador que tentava capturá-la - Reprodução de vídeo
Cobra-marrom se defendeu avançando contra vareta de caçador que tentava capturá-la Imagem: Reprodução de vídeo

Colaboração para o UOL

22/02/2022 11h12

Uma família australiana levou um grande susto ao se deparar com uma cobra-marrom, uma das mais perigosas do mundo, dentro de uma caixa de brinquedos, em Sunshine Coast. A tensão só foi aliviada após a chegada de profissionais da empresa Snake Catchers 24/7, especializada na captura de cobras.

Mais tarde, um vídeo foi publicado na página oficial do grupo no Facebook. As imagens mostram um dos caçadores, chamado Justin, afastando os brinquedos dentro da caixa com uma vareta terminada em gancho, até o momento em que a cobra aparece claramente e tenta atacar o objeto.

"É por isso que usamos a vareta", diz ele no vídeo, filmado na semana passada. A conclusão da captura não é mostrada, mas a empresa disse que tudo correu bem.

De acordo com a publicação, o animal media cerca de 60 centímetros. Também conhecidas pelo nome científico Pseudonaja textilis, as cobras-marrons são extremamente perigosas.

Um estudo realizado pela Universidade de Melborune, em 2017, apontou que elas foram responsáveis por 23 das 35 mortes causadas por ataques de serpentes na Austrália entre 2000 e 2016.

O veneno dessas cobras contém um alto nível de neurotoxinas, substâncias tóxicas destrutivas do tecido nervoso, o que pode causar epilepsia e problemas de memória. Além disso, possui coagulantes, por isso desencadeia sintomas como tontura, convulsões, parada cardíaca, paralisia e sangramento.