Topo

Esse conteúdo é antigo

Praticante de windsurfe sofre com ventania de tempestade Eunice; veja

Imagem de atleta praticando Windsurfe durante tempestade Eunice na Holanda - Reprodução
Imagem de atleta praticando Windsurfe durante tempestade Eunice na Holanda Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/02/2022 09h21Atualizada em 22/02/2022 09h24

Um praticante de windsurfe foi filmado lutando contra fortes rajadas de vento e chuva intensa para se manter de pé durante a passagem da tempestade Eunice pelo território da Holanda no último sábado (19).

As imagens mostram o surfista Jelle Stoop tentando segurar as asas do equipamento de surf que batem descontroladamente por causa dos ventos extremos que tomaram a praia de Brouwersdam, uma barragem de 6,5 km localizada entre o estuário de Grevelingen e o Mar do Norte na cidade de Ouddorp. A área é popular para atividades aquáticas.

As manobras realizadas por Stoop são consideradas bastante arriscadas pelos avaliadores da modalidade e descumprem com as recomendações das autoridades locais para a segurança.

"A tempestade Eunice trouxe algumas condições malucas, com velocidade do vento de até 87 nós", disse o atleta. "As condições mais loucas que já estive na água, nunca me senti tão vivo."

Impactos da tempestade Eunice

Vários países europeus próximos ao oceano Atlântico ficaram em estado de alerta em relação à tempestade Eunice.

O fenômeno começou no território da Irlanda e na sexta-feira (18), se deslocou para o Reino Unido e para o norte da França. Mais tarde, a tempestade seguiu para a Dinamarca e a Alemanha. Vários locais visitados pelos temporais sofreram danos materiais e cortes de energia.

Até o momento, ao menos 16 pessoas morreram na região noroeste da Europa.

A tempestade provocou quatro mortes na Holanda, outras quatro na Polônia, três na Inglaterra, duas na Alemanha, duas na Bélgica e uma na Irlanda. Muitas das vítimas foram atingidas por quedas de árvores sobre os seus veículos.

Caos nos aeroportos

No Reino Unido, vários aeroportos tiveram dificuldades para realizar suas operações normalmente, em razão de ventos intensos que prejudicaram as decolagens e pousos de aeronaves. Diante desse cenário, o serviço meteorológico britânico emitiu um raro alerta vermelho na última sexta-feira (18) em relação aos impactos da tempestade Eunice.

No aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais importantes da Inglaterra, alguns aviões enfrentam obstáculos para realizar pousos por causa da forte ventania. Em vez de descerem alinhados às pistas, os pilotos tiveram que se aproximar delas de lado até o último instante. E dessa maneira, voltarem a se alinhar à pista e tocar no solo com segurança.

De acordo com informações do Met Office, o fenômeno pode "causar distúrbios significativos", com ventos que podem chegar aos 145 km/h.