Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

União Europeia: Vamos tornar a invasão russa 'a mais difícil possível'

A União Europeia deve anunciar ainda hoje um novo pacote de sanções à Rússia - Dursun Aydemir/Agência Anadolu via Getty Images
A União Europeia deve anunciar ainda hoje um novo pacote de sanções à Rússia Imagem: Dursun Aydemir/Agência Anadolu via Getty Images

Colaboração para o UOL

24/02/2022 11h40Atualizada em 24/02/2022 14h04

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse, em coletiva de imprensa hoje, que a União europeia "tornará o mais difícil possível" para a Rússia o prosseguimento com o que definiu como "ações agressivas" na Ucrânia.

Segundo a CNN, Von der Leyen - ao lado do chefe da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, e presidente do Conselho Europeu, Charles Michel - afirmou que o grupo "responsabilizará a Rússia por essa violação ultrajante da soberania e integridade territorial da Ucrânia".

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

Após o início das mobilizações russas, houve registro de explosões e ataques a unidades de fronteiras ucranianas, além de movimentações de tanques. As ofensivas da Rússia fizeram as sirenes de emergência dispararem na Ucrânia e o presidente Volodymyr Zelensky adotar lei marcial no país.

A União Europeia deve anunciar ainda hoje um novo pacote de sanções à Rússia. Segundo a presidente da Comissão Europeia, as novas medidas vão limitar "severamente o acesso da Rússia aos mercados de capitais" e "reprimir o crescimento econômico da Rússia".

O segundo pilar deste pacote limitará o acesso da Rússia à "tecnologia crucial", continuou von der Leyen, em uma tentativa de "cortar a indústria russa das tecnologias desesperadamente necessárias hoje para construir um futuro".