Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: Situação 'é difícil, mas está sob controle', diz prefeito de Kiev

Explossão em torre de TV em Kiev - CARLOS BARRIA/REUTERS
Explossão em torre de TV em Kiev Imagem: CARLOS BARRIA/REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

03/03/2022 08h43Atualizada em 03/03/2022 09h40

A situação na capital da Ucrânia, Kiev, é "difícil, mas sob controle", disse o prefeito da cidade, Vitali Klitschko.O conflito entre a Rússia e a Ucrânia alcança o oitavo dia.

Klitschko declarou que não houve baixas durante a noite e que as explosões noturnas eram defesas aéreas ucranianas que atacavam os mísseis russos que chegavam.

O prefeito afirma que um local com sistema de aquecimento danificado pelo bombardeio russo de ontem seria consertado durante o dia.

A capital ucraniana registrou novas explosões geradas por ataques aéreos, próximos a uma estação ferroviária em que civis estão abrigados. A expectativa é que uma nova rodada de negociações entre os países aconteça hoje.

Desde o início da invasão em 24 de fevereiro, ao menos um milhão de ucranianos fugiram em direção aos países fronteiriços, segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas).

A ONU aprovou ontem uma resolução para isolar ainda mais a Rússia, dessa vez, diplomaticamente.

  • Villa e convidadas analisam motivos de guerra na Ucrânia no UOL Debate:

Zelensky promete reconstruir Ucrânia

O presidente Volodimir Zelensky prometeu reconstruir a Ucrânia, após o país ser alvo de ataques bélicos da Rússia há oito dias. Para ele, Vladimir Putin, presidente da Rússia, irá pagar pelo conflito que já fez com que cerca de um milhão de pessoas imigrasse por medo da guerra.

"Vamos reformar cada casa, cada rua, cada cidade, e dizemos a Rússia: aprenda a palavra 'reparação'. Vocês pagarão por tudo o que fizeram contra nosso país e contra cada cidadão nosso. Não esqueceremos de cada um que morreu por nós".

As declarações de Zelensky foram divulgadas hoje, em uma mensagem de vídeo publicada nas redes sociais. Para ele, as primeiras horas da guerra foram classificadas pelo presidente ucraniano como "muito difíceis". Mas, segundo ele, o país ainda está "em pé".

Zelensky disse ainda que a capital Kiev resistiu hoje a um novo ataque de mísseis graças a seu sistema de defesa.

* Com Reuters