Topo

Esse conteúdo é antigo

Oligarca ucraniano é encontrado morto em casa na Inglaterra, diz polícia

O oligarca ucraniano Mikhail Watford, de 66 anos, foi encontrado morto em sua casa, na Inglaterra - Reprodução/LinkedIn
O oligarca ucraniano Mikhail Watford, de 66 anos, foi encontrado morto em sua casa, na Inglaterra Imagem: Reprodução/LinkedIn

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/03/2022 15h44Atualizada em 03/03/2022 16h14

O oligarca da Ucrânia Mikhail Watford, de 66 anos, foi encontrado morto em sua casa, na última segunda-feira (28), em circunstâncias inexplicáveis, declarou a polícia do condado de Surrey, na Inglaterra.

De acordo com o jornal The Guardian e a BBC Internacional, Watford acumulou sua fortuna na área de petróleo e gás depois do final da União Soviética. Apesar de a polícia indicar as circunstâncias da morte como "inexplicáveis", o caso não é considerado como morte suspeita "neste momento".

Segundo o jornal, oligarcas do Reino Unido estão chamando a atenção pela proximidade com o círculo íntimo do presidente russo, Vladimir Putin, depois da invasão da Ucrânia. Apesar das sanções britânicas contra a Rússia pela guerra, as informações iniciais não sugerem que a morte do oligarca tenha relação com uma possível proximidade com Putin.

"Fomos chamados por volta do meio-dia de segunda-feira, 28 de fevereiro, após relatos da descoberta do corpo de um homem em um endereço em Portnall Drive, [na vila] Wentworth", disse um porta-voz da polícia local.

"Uma ambulância foi chamada, mas o homem, que tinha [cerca de] 60 anos, foi — infelizmente — declarado morto no local. Seus parentes mais próximos estão cientes e estão sendo apoiados por oficiais especialmente treinados. Uma investigação sobre as circunstâncias da morte está em andamento, mas não se acredita que existam circunstâncias suspeitas no momento".

Vida

Informações divulgadas pela BBC, The Guardian e Sunday Times, apontam que Mikhail Watford nasceu em 1955 na Ucrânia, durante a União Soviética. Anteriormente, seu nome era Mikhail Tolstosheya, mas era conhecido como Misha e mudou seu nome após se mudar para o Reino Unido no início dos anos 2000.

Ao chegar no Reino Unido, ele morou em Londres com sua esposa estoniana, Jane, e se mudou para Surrey posteriormente.

Em 2015, Watford disse ao Sunday Times que viveu sua infância "confortável" na Ucrânia na era soviética em um "grande apartamento de quatro quartos com banheiro e um carro".

"Em termos de luxo, era o equivalente a viajar de jato agora", comentou o oligarca à época da entrevista.

Watford deixa três filhos: Michael, filho da primeira união; Michelle, de seu casamento com Jane; e o mais novo, Alexandre.