Motorista joga caminhão contra portão de embaixada russa na Irlanda; veja
Um homem jogou um caminhão carregado de artigos religiosos contra os portões da embaixada da Rússia em Dublin, capital da Irlanda, na tarde de hoje, em um possível protesto contra a invasão das forças de Vladimir Putin na Ucrânia.
Testemunhas viram o homem dar ré deliberadamente em direção à entrada do prédio diplomático. Após a colisão, ele desceu do caminhão e entregou fotos que seriam de vítimas do conflito para as pessoas que observavam a cena, segundo informações da RTÉ, imprensa estatal irlandesa.
O motorista foi preso ainda no local. Já o caminhão continua parado em frente à embaixada e a Rodovia Orwell, onde fica o prédio, está interditada.
A Gardaí, força policial da Irlanda, informou que irá investigar o homem detido por "danos criminosos", afirmou a RTÉ.
Em nota, a embaixada russa no país condenou o ataque, que descreveu como um "ato criminoso de insanidade contra uma missão diplomática pacífica".
Os representantes do órgão ainda acusaram agentes da Gardaí de observar a cena sem tentar intervir, cobrando "medidas amplas" para garantir a segurança da equipe da embaixada.
"Esse incidente causa preocupação extrema. Nós acreditamos que ninguém em sã consciência poderia apoiar ações tão insensíveis e bárbaras", completou o comunicado, reproduzido pela mídia irlandesa.
Na semana passada, o embaixador da Rússia na Irlanda, Yury Filatov, afirmou que ameaças de morte foram enviadas aos funcionários da embaixada em seus endereços pessoais.
Em uma entrevista a um canal de TV russo, ele disse ainda que protestos violentos já haviam acontecido em frente à embaixada em Dublin, com denúncias à polícia do país, acusando as autoridades irlandesas de serem fortemente adeptas das medidas contra o governo Putin.
Ainda segundo o diplomata, crianças russas também estariam sofrendo as consequências, sendo alvo de preconceito nas escolas da Irlanda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.