Blinken sobre envio de caças à Ucrânia: 'Estamos discutindo com a Otan'
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse, em coletiva de imprensa hoje, que o país discute com aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a possibilidade levantada pela Polônia de enviar caças MIG-29 à Ucrânia.
Blinken voltou a dizer que a decisão final de transferir qualquer tipo de equipamento à Ucrânia deverá ser tomada por cada país envolvido.
"Eu creio que o que estamos vendo é que a proposta da Polônia mostra que há complexidade sobre essa questão em relação a transportar esse sistema. Temos que fazer isso da forma certa. O que estamos fazendo agora é consultar nossos aliados da Polônia e outros países da Otan, e tentando resolver os desafios que se apresentam. Temos de manter o conflito apenas entre Ucrânia e Rússia, caso contrário, será prolongado e causará mais mortes do que já tem causado."
A Polônia disse ontem que está pronta para enviar "imediatamente e gratuitamente" todos os seus caças MIG-29 para a guerra na Ucrânia por meio da base aérea dos Estados Unidos em Ramstein, na Alemanha. Os EUA, no entanto, disseram que a medida precisa ser avaliada melhor.
Em viagem pela Europa, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, vai aproveitar a oportunidade e discutir com a Polônia o envio desses caças aos ucranianos.
EUA e Reino Unido dizem que Putin vai fracassar
Durante a coletiva de imprensa, Blinken - ao lado da secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss - disse que tem convicção do fracasso de Vladimir Putin contra a Ucrânia.
"Estou absolutamente convencido de que Putin fracassará no final e a Rússia será derrotada, não importa qual tática de curto prazo se utilize. É possível vencer a batalha, mas não significa que vai vencer a guerra", disse o secretário de Estado.
Truss disse que a invasão russa não teve o resultado esperado, porém, ponderou que é preciso evitar esse tipo de conflito para não incentivar novas guerras semelhantes pelo mundo.
"Se não fizermos o suficiente agora, outros tipos de ataques no mundo virão à tona. Se os ataques não forem interrompidos na Ucrânia, haverá ameaça à segurança do mundo, e enviaremos a mensagem de que as nações soberanas podem simplesmente ser ignoradas."
A secretária britânica ressaltou que o Reino Unido vai enviar mais equipamentos militares à Ucrânia. "Devemos motivar nossos aliados a aumentarem os investimentos, temos que aprofundar nossa colaboração na área da tecnologia, energia e outros recursos fundamentais."
"O Reino Unido tem fornecido armamento de defesa para Ucrânia e temos trabalhado com aliados de todo o mundo para fornecer esses armamentos, além de tanques. Vamos fornecer também equipamentos de defesa aérea e acreditamos que é a melhor forma de se defender dessa ameaça", acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.