Topo

Esse conteúdo é antigo

China recupera caixa-preta de Boeing que caiu em região montanhosa

Foto de local da queda de Boeing da China Eastern Airlines; Avião caiu em região montanhosa no sul do país asiático - Xinhua/Reprodução
Foto de local da queda de Boeing da China Eastern Airlines; Avião caiu em região montanhosa no sul do país asiático Imagem: Xinhua/Reprodução

Do UOL, em São Paulo*

23/03/2022 07h24Atualizada em 23/03/2022 07h52

Uma caixa-preta do Boeing 737-800 que caiu na China com 132 pessoas a bordo foi recuperada, segundo anúncio feito hoje pela Administração da Aviação Civil da China (CAAC).

O avião acidentado está equipado com duas caixas-pretas: uma na parte posterior da cabine de passageiros, que registra os dados do voo, e outra na cabine de comando, que tem um gravador (ditafone) incorporado.

"Uma caixa-preta do voo MU5735 da China Eastern Airlines foi encontrada em 23 de março", afirmou Liu Lusong, porta-voz do CAAC. "No momento, não sabemos se é o (aparelho) que registra os dados ou o gravador da cabine de comando", disse Mao Yanfeng, diretor do órgão, também ouvido pela imprensa local.

O Boeing sofreu o acidente em uma região montanhosa do país asiático na segunda (21), enquanto viajava entre Kunming e Guangzhou, no sul da China.

Dados do FlightRadar24, que monitora voos mundialmente, mostraram que ele despencou seis mil metros em apenas dois minutos, já próximo ao ponto onde deveria iniciar o procedimento de descida para seu destino.

Chuvas interromperam buscas por vítimas

A chuva interrompeu as buscas por possíveis sobreviventes na tarde desta quarta-feira (23), na região que está em um fuso 11 horas a frente do horário de Brasília.

Centenas de bombeiros, militares, médicos e voluntários foram mobilizados para buscar vestígios dos passageiros e de seus pertences, assim como as caixas-pretas.

Um funcionário da Administração Chinesa de Aviação Civil (CAAC) afirmou ontem que não foram encontrados sobreviventes até o momento. O avião caiu praticamente na vertical, antes de pegar fogo, o que reduz a praticamente zero as esperanças.

As buscas foram suspensas nesta quarta-feira devido às fortes chuvas, que deixaram a área do acidente tomada por lama e dificultam o acesso das equipes de emergência.

"É possível que aconteçam pequenos deslizamentos de terra", afirmou um repórter do canal estatal CCTV, que também disse que ainda é possível sentir o cheiro de querosene no local.

A possível confirmação das mortes de todos os 123 passageiros e nove integrantes da tripulação transformaria este no pior acidente de avião desde 1994 na China, onde a segurança aérea é considerada muito boa por especialistas.

De acordo com a CCAA, todas as pessoas a bordo eram de nacionalidade chinesa. A descoberta da caixa-preta deve ajudar a esclarecer as causas do acidente.

*Com informações de AFP