China recupera caixa-preta de Boeing que caiu em região montanhosa
Uma caixa-preta do Boeing 737-800 que caiu na China com 132 pessoas a bordo foi recuperada, segundo anúncio feito hoje pela Administração da Aviação Civil da China (CAAC).
O avião acidentado está equipado com duas caixas-pretas: uma na parte posterior da cabine de passageiros, que registra os dados do voo, e outra na cabine de comando, que tem um gravador (ditafone) incorporado.
"Uma caixa-preta do voo MU5735 da China Eastern Airlines foi encontrada em 23 de março", afirmou Liu Lusong, porta-voz do CAAC. "No momento, não sabemos se é o (aparelho) que registra os dados ou o gravador da cabine de comando", disse Mao Yanfeng, diretor do órgão, também ouvido pela imprensa local.
O Boeing sofreu o acidente em uma região montanhosa do país asiático na segunda (21), enquanto viajava entre Kunming e Guangzhou, no sul da China.
Dados do FlightRadar24, que monitora voos mundialmente, mostraram que ele despencou seis mil metros em apenas dois minutos, já próximo ao ponto onde deveria iniciar o procedimento de descida para seu destino.
Chuvas interromperam buscas por vítimas
A chuva interrompeu as buscas por possíveis sobreviventes na tarde desta quarta-feira (23), na região que está em um fuso 11 horas a frente do horário de Brasília.
Centenas de bombeiros, militares, médicos e voluntários foram mobilizados para buscar vestígios dos passageiros e de seus pertences, assim como as caixas-pretas.
Um funcionário da Administração Chinesa de Aviação Civil (CAAC) afirmou ontem que não foram encontrados sobreviventes até o momento. O avião caiu praticamente na vertical, antes de pegar fogo, o que reduz a praticamente zero as esperanças.
As buscas foram suspensas nesta quarta-feira devido às fortes chuvas, que deixaram a área do acidente tomada por lama e dificultam o acesso das equipes de emergência.
"É possível que aconteçam pequenos deslizamentos de terra", afirmou um repórter do canal estatal CCTV, que também disse que ainda é possível sentir o cheiro de querosene no local.
A possível confirmação das mortes de todos os 123 passageiros e nove integrantes da tripulação transformaria este no pior acidente de avião desde 1994 na China, onde a segurança aérea é considerada muito boa por especialistas.
De acordo com a CCAA, todas as pessoas a bordo eram de nacionalidade chinesa. A descoberta da caixa-preta deve ajudar a esclarecer as causas do acidente.
*Com informações de AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.