Topo

Esse conteúdo é antigo

Estátua de antiga deusa da guerra é encontrada na Faixa de Gaza

Estátua de pedra calcária representa o rosto de Anat, a deusa cananeia da beleza, do amor e da guerra - Ministério Palestino de Turismo e Antiguidades
Estátua de pedra calcária representa o rosto de Anat, a deusa cananeia da beleza, do amor e da guerra Imagem: Ministério Palestino de Turismo e Antiguidades

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/04/2022 17h57Atualizada em 27/04/2022 07h55

Um fazendeiro da região de Khan Younis, na Faixa de Gaza, se surpreendeu ao descobrir uma estátua de 4.500 anos em suas plantações. O achado foi anunciado hoje pelo Ministério de Turismo e Antiguidades da Palestina.

Tudo começou enquanto o agricultor Nidal Abu Eid trabalhava em suas terras. "Encontramos por acaso. Estava enlameado e lavamos com água", lembrou o fazendeiro, em entrevista à BBC. Com 22 cm de altura, a estátua de pedra calcária representa o rosto de Anat, a deusa cananeia da beleza, do amor e da guerra. O artefato seria do final da Idade do Bronze.

"Percebemos que era uma coisa preciosa, mas não sabíamos que tinha um valor arqueológico tão grande", disse o agricultor. "Agradecemos a Deus e estamos orgulhosos de que tenha permanecido em nossa terra, na Palestina, desde os tempos cananeus."

Em coletiva de imprensa, Jamal Abu Rida, representante do Ministério de Turismo e Antiguidades, afirmou que o artefato é "resistente ao tempo" e, por isso, já foi analisado por especialistas.

"Tais descobertas provam que a Palestina tem civilização e história, e ninguém pode negar ou falsificar essa história", narrou o porta-voz. "Este é o povo palestino e sua antiga civilização cananeia."

Agora, a antiga estátua está exposta no Qasr al-Basha, construção histórica que funciona como um museu de Gaza.