Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Estátua que celebra 'amizade' entre Rússia e Ucrânia será removida de Kiev

Arco da Amizade dos Povos, monumento que celebra a união entre russos e ucranianos - Reprodução/Facebook Vitali Klitschko
Arco da Amizade dos Povos, monumento que celebra a união entre russos e ucranianos Imagem: Reprodução/Facebook Vitali Klitschko

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2022 17h06

A Prefeitura de Kiev removerá do centro da cidade o Arco da Amizade dos Povos, monumento que celebra a união entre russos e ucranianos no contexto da União Soviética, anunciou hoje o prefeito da capital da Ucrânia.

"A Rússia marcou sua atitude em relação à Ucrânia com os assassinatos brutais de ucranianos pacíficos, a destruição de nossas cidades e vilas e o desejo de destruir nosso Estado", afirmou Vitaliy Klitschko, justificando o desmonte do monumento com base na Guerra Russo-Ucraniana.

No final de fevereiro, a Ucrânia anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a Rússia, após os eurasiáticos invadirem o território ucraniano em decorrência da aproximação militar e econômica de Kiev com o Ocidente.

O monumento, inaugurado em 1982, na ocasião do 60º aniversário da União Soviética, é composto por três estruturas, sendo elas:

  • uma estátua de bronze de dois trabalhadores -- um russo e um ucraniano -- segurando a Ordem da Amizade dos Povos, honraria concedida durante a era soviética.
  • um arco de titânio em forma de arco-íris, com cerca de 50 metros de diâmetro.
  • e um monumento de granito representando o Tratado de Pereslávia, datado do século 17, marco do afastamento da Ucrânia em relação à Polônia e aproximação com a Rússia.

A escultura com os trabalhadores será removida do local, enquanto o monumento com alusão ao tratado será encoberto. Segundo o prefeito de Kiev, a escultura em granito exige um "procedimento mais complicado" para ser retirada, ação esta que será feita futuramente.

Já o arco em forma de arco-íris permanecerá no local, mas renomeado e com um novo significado, afirmou Klitschko, destacando que a estrutura receberá as cores da bandeira ucraniana — no caso: amarelo e azul.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL