Família conta como deixou de usar papel higiênico para reduzir gastos
Para muitas pessoas, o papel higiênico é um item essencial na hora das compras. Mas, uma família canadense decidiu seguir o caminho oposto e deixou de usar o papel higiênico nos momentos de "necessidade" há quatro anos, para poupar despesas.
Em entrevista ao tabloide inglês The Sun, a mãe Amber Allen diz que, para reduzir gastos e tentar viver com mais sustentabilidade, ela e o resto de sua família pararam de usar papel higiênico, optando por usar panos que são lavados e reutilizados.
Conhecida no YouTube pelo canal The Fairly Local Family, a família Allen, que vive em Ontário, no leste do Canadá, tem compartilhado suas dicas sobre como viver um estilo de vida sustentável. Mas, para adotar essa nova prática, eles abriram mãos de muitos serviços e recursos considerados supérfluos ou agressivos ao ambiente, entre eles o papel higiênico.
De acordo com Amber, ela e sua família começaram a usar lenços umedecidos porque não tinham mais dinheiro para papel higiênico, pois ela e seu marido estavam com muitas dívidas relacionadas às mensalidades de escola e faculdade. Por isso, decidiram economizar, fazendo cortes radicais em seus gastos.
Ela acrescenta que, depois de um tempo de privações, começou a perceber que o uso constante de papel higiênico e outros materiais não fazia sentido para eles e que estavam "literalmente jogando dinheiro pelo ralo".
Depois de um longo tempo com essa nova experiência, a família conseguiu se livrar das dívidas, mas os hábitos de sustentabilidade e consumo mínimo permaneceram. Amber e o marido agora compram papel higiênico apenas quando um convidado aparece para visitá-los.
Inicialmente, a estratégia de economia foi aplicada sobre os lenços umedecidos usados no bebê da família. Amber diz que passou a procurar um substituto reutilizável para os lenços e a criança começou a usar fraldas de pano reutilizáveis. A mãe apontou que, com essa mudança, poupou ainda mais dinheiro, que a permitiu comprar fraldas de segunda mão.
Todos os membros da família usavam também os lenços descartáveis após suas necessidades, no entanto, Amber e o marido notaram que poderiam economizar ainda mais se trocassem os lenços pelos panos reutilizáveis. Como a substituição não trouxe impactos negativos ao bebê, o primeiro a usar o novo recurso, todos os outros familiares seguiram a mesma tática.
Além disso, os Allens também usam um pequeno regador de plantas como substituto do bidê, alegando que esse objeto tem um alto custo no momento, mas é algo que eles planejam comprar posteriormente.
Dicas de sustentabilidade
Para os interessados em substituir os lenços umedecidos e o papel higiênico por panos reutilizáveis, Amber recomenda o uso de um tecido durável e macio, como no caso dela, que recorreu aos retalhos dos cobertores de bebê, que geralmente são feitos de flanela ou material similar.
Amber também sugere comprar tecido de segunda mão para economizar ainda mais dinheiro, acrescentando que às vezes, os interessados podem encontrar grandes quantidades do material disponíveis online.
Para lavar os lenços, Amber geralmente os mergulha em um balde com água e vinagre. Depois de encharcados, ela os coloca na máquina de lavar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.