Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque a tiros a bar gay deixa mortos e feridos em Oslo, na Noruega

Do UOL, em São Paulo*

24/06/2022 21h57Atualizada em 25/06/2022 16h17

Pelo menos duas pessoas morreram e 21 ficaram feridas após um ataque com arma ser registrado dentro de um bar frequentado pelo público LGBTQIA+ em Oslo, na Noruega. Um suspeito foi preso no local do crime.

Segundo autoridades locais, o chamado para o London Pub foi realizado à 1h15 no horário local (20h15 no horário de Brasília). Antes de chegar ao London Pub, o suspeito já tinha atirado do lado de fora de outro bar, o Per på hjørnet.

A mídia local informou que pelo menos outras 10 pessoas foram levadas em estado crítico para o hospital, mas não correm risco de vida, e as outras tiveram ferimentos tratados na cena do crime.

O suposto autor do tiroteio é um norueguês de 42 anos de origem iraniana conhecido dos serviços de inteligência internos, também encarregados do antiterrorismo, segundo a polícia de Oslo.

"Ele é suspeito de homicídio, tentativa de homicídio e ato terrorista", disse um policial, Christian Hatlo, durante uma entrevista coletiva. Esta última acusação é motivada pelo "número de feridos e mortos, o número de cenas de crime - pelo menos três - e há boas razões para acreditar que ele teve a intenção de semear o terror", acrescentou.

"Há razões para acreditar que se trata de um crime de ódio", acrescentou Hatlo, referindo-se à natureza dos locais visados, "em particular o London Pub".

local - Google Street View - Google Street View
Segundo a imprensa local, ao menos 10 pessoas foram socorridas em estado delicado
Imagem: Google Street View

Marcha cancelada

A marcha do Orgulho LGBT+, que estava agendada para hoje à tarde em Oslo, foi cancelada. Como sinal de solidariedade, bandeiras de arco-íris foram colocadas perto do local do ataque.

Seguindo recomendações "claras" da polícia, "todos os eventos relacionados ao Orgulho de Oslo foram cancelados", escreveram os organizadores do evento em um comunicado.

A força policial foi reforçada na capital para lidar com possíveis outros incidentes.

"Estima-se nesta fase que havia apenas um autor" por trás do tiroteio "mas nada pode ser dito com certeza tão cedo" na investigação, disse o inspector Tore Soldal, durante a coletiva de imprensa.

Cena de guerra

O homem foi preso às 1h19 de sábado, cinco minutos após os primeiros relatos. Duas armas foram apreendidas no local do ataque: uma arma automática e um revólver.

Civis ajudaram na captura do suspeito, bem como com os primeiros socorros, de acordo com a polícia que saudou "uma contribuição heróica".

O suspeito já teve que lidar com a polícia por atos menores, como portar uma faca ou uma condenação por porte de entorpecentes.

Uma testemunha entrevistada pelo jornal Verdens Gang (VG) falou de "uma cena de guerra". "Havia muitas pessoas feridas no chão que tinham ferimentos na cabeça", disse ele.

De acordo com um jornalista da NRK presente no momento do tiroteio, o atirador chegou com uma bolsa da qual retirou uma arma com a qual disparou.

Nas primeiras horas da manhã deste sábado, um saco ainda estava no chão no local do tiroteio em torno do qual estavam ocupados especialistas da polícia técnica e científica.

'Ataque horrível', reage premiê

"O tiroteio do lado de fora do London Pub em Oslo esta noite é um ataque horrível e profundamente chocante a pessoas inocentes", disse o primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Støre.

"Ainda não sabemos as razões desse ato terrível, mas para os homossexuais que agora temem e choram, quero dizer que estamos todos juntos com vocês", escreveu ele no Facebook.

*Com informações da AFP e da RFI