PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Tigre morre após contrair covid-19 nos EUA: 'Era carinhoso', lamenta zoo

Júpiter começou a apresentar sintomas no início do mês e foi diagnosticado com a doença na última semana - Divulgação/Zoológico e Aquário de Columbus
Júpiter começou a apresentar sintomas no início do mês e foi diagnosticado com a doença na última semana Imagem: Divulgação/Zoológico e Aquário de Columbus

Do UOL, em São Paulo

30/06/2022 15h31Atualizada em 01/07/2022 16h11

Um tigre morreu no domingo (26) após desenvolver pneumonia causada pela covid-19, em Ohio (EUA). Chamado de Júpiter, o animal tinha 14 anos e estava em tratamento de longo prazo para doenças crônicas, o que acabou tornando-o mais suscetível ao vírus, segundo a TV norte-americana CBS News.

Em comunicado no Facebook, o Zoológico e Aquário de Columbus disse que Júpiter já mostrava sinais da doença no início deste mês. Ele perdeu o apetite, não conseguia mais ficar em pé e não interagia com os tratadores. Mesmo com exames e tratamentos iniciados na quarta-feira (22) e realizados ao longo da última semana, o tigre não melhorou e morreu no domingo.

"Os exames iniciais sugeriram uma infecção e o tratamento foi iniciado. Infelizmente, Júpiter não melhorou com este tratamento e permaneceu relutante em se mover e comer. No dia seguinte, ele recebeu tratamentos adicionais e fez mais testes de diagnóstico. Embora parecesse estável, Júpiter morreu durante a noite", disse o zoológico.

O local possui medidas de prevenção para que funcionários não infectem os animais, como o uso de máscaras perto dos bichos que estão suscetíveis à doença.

Na postagem, o zoológico lamentou a morte do animal. "A equipe de cuidados de Júpiter se lembra dele como um tigre grande e impressionante, que adorava peixes e dormia em sua caverna. Lembramos com carinho da confiança que construiu com Júpiter ao longo do tempo através do treinamento e como ele sempre foi muito amigável com as tigres fêmeas, Mara e Natasha".

O animal estava no local desde 2015, quando foi trazido de Moscou. Ele teve nove filhotes, sendo seis deles nascidos no próprio zoológico norte-americano.

Outros casos de animais que morreram por causa da covid-19

Embora haja poucos relatos de mortes de animais que pegaram a covid-19, esse caso não é inédito.

Em novembro de 2021, três leopardos da neve morreram por complicações da doença em Nebraska. Em junho do mesmo ano, um leão asiático de 9 anos morreu em um zoológico da Índia após também contrair o vírus.

Internacional