Topo

Esse conteúdo é antigo

Turista grava o momento em que é surpreendido por avalanche: 'Atordoado'

Do UOL, em São Paulo

11/07/2022 10h19Atualizada em 12/07/2022 11h58

Um turista foi surpreendido por uma avalanche enquanto gravava a paisagem na cordilheira de Tian Shan, em Quirguistão. Harry Shimmin acabou sendo atingido, mas passa bem, segundo o jornal britânico The Guardian. Ele estava acompanhando de um grupo de oito pessoas.

O grupo conseguiu se abrigar quando a avalanche os atingiu. Por isso, a neve passou por cima deles. Shimmin se afastou do grupo de visita guiada para fazer alguns registros da paisagem e ouviu o som do gelo quebrando atrás dele, mas sabia o que fazer. "Eu já estava lá havia alguns minutos, então sabia que havia um local para abrigo bem ao meu lado".

Apesar disso, o rapaz demorou para se abrigar, pois estava filmando. "Estou muito consciente de que assumi um grande risco. Eu me senti no controle, mas independentemente disso, quando a neve começou a cair e ficou escuro e mais difícil de respirar, eu pensei que poderia morrer".

Shimmin contou que sabia que o resto do grupo estava distante e se sentiu "atordoado" após ser coberto de neve, mas ficou sem um "arranhão", segundo ele.

Já os outros membros do grupo também passam bem, mas com ferimentos leves.

"Todo o grupo estava rindo e chorando e feliz por estar vivo. Foi só mais tarde que percebemos a sorte que tivemos. Se tivéssemos caminhado mais cinco minutos em nossa trilha, todos estaríamos mortos".