Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: clientes forçam saída de loja na China após local ser fechado; veja

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 14h40Atualizada em 15/08/2022 15h24

Clientes de uma loja da Ikea em Xangai, na China, forçaram a saída do estabelecimento após serem avisados de que ficariam isolados dentro do local por conta de uma pessoa ter tido contato com uma criança que estava com covid-19. A informação foi divulgada pela BBC. O caso aconteceu no sábado (13) e no dia seguinte o shopping onde ficava a loja também foi fechado.

Nas redes sociais, vídeos foram compartilhados mostrando o cenário de pânico entre os clientes e os seguranças que tentavam, sem sucesso, conter a multidão. A medida mais radical tem a ver com a política de covid zero adotada pela China.

A medida busca isolar rapidamente qualquer caso da doença para mitigar o contágio, bem como isolar também todos os contatos próximos e até regiões inteiras. A cidade de Xangai, por ser a mais populosa da China, vem sido tratada com muita cautela pelo governo chinês.

A cidade orienta testes semanais de covid-19 para toda a população, mesmo os assintomáticos, e fornece PCRs gratuitos.

Relatos de fechamento de estabelecimentos comerciais dos mais variados não são incomuns.

As pessoas que estavam na Ikea agora deverão ficar isoladas pelo menos por dois dias, sendo que em cinco ainda serão rigidamente vigiados. O jornal chinês "Shanghai Daily" estimou em 400 o número de pessoas que tiveram contato com a criança infectada, que estava assintomática, porém 80 mil tiveram de fazer um teste de Covid.