Topo

Esse conteúdo é antigo

Alerta de tiroteio causa debandada e pânico em aeroporto de Las Vegas; veja

Confusão em aeroporto gerou enormes filas e atrasos nos voos - Reprodução/Twitter
Confusão em aeroporto gerou enormes filas e atrasos nos voos Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2022 11h49

Os passageiros do Aeroporto Internacional Harry Reid, próximo à Las Vegas (EUA), entraram em pânico e fugiram correndo do local, devido a relatos de um tiroteio no saguão de embarque, na manhã de domingo (14). Vários voos foram atrasados, no entanto se descobriu mais tarde que os alertas eram falsos e que não houve disparos no local.

O caso foi relatado ao jornal Fox5Vegas pela Polícia Metropolitana de Las Vegas, que atuou no aeroporto para averiguar a suposta ameaça e restabelecer a segurança.

De acordo com o porta-voz do aeroporto, um barulho alto começou em um dos terminais por volta das 4h30 do horário local, levando muitas pessoas a pensarem que se tratava de um atirador.

A polícia afirma que o barulho foi provocado por uma pessoa que gerou confusão com os funcionários e acabou detida. Os dirigentes do aeroporto descreveram o episódio como um "incidente de segurança".

Medo generalizado

Os passageiros que testemunharam a cena de pânico descreveram-na como uma debandada, pois os falsos relatos de tiroteio fizeram com que muitas pessoas fugissem desesperadamente em direção às saídas, enquanto as pessoas que estavam longe do local do incidente também se emocionaram e correram, sem saber o que realmente estava acontecendo. Dessa maneira, formaram-se enormes filas até o estacionamento do aeroporto, segundo testemunhas.

"Pessoas que já estavam na fila para passar pela segurança estavam correndo e passaram pelos detectores de metal", disse Tawanna Malpress, que estava tentando voltar para casa em Orlando, depois de se casar em Las Vegas neste fim de semana.

Segundo a mulher, os barulhos ouvidos foram tão altos que pareciam tiros, o que justificou o medo entre as pessoas.

"Na verdade, soou como tiros. Era realmente muito alto, você podia ouvir em todo o aeroporto... As pessoas começaram a correr para todos os lugares, apenas correndo para fora do aeroporto, correndo por todo o aeroporto, e minha família e eu começamos a nos esconder atrás da máquina do quiosque."

A polícia ainda não confirmou se houve feridos, mas Tawanna relatou que, durante o tumulto, alguns passageiros saíram machucados.

"Vi duas jovens que ficaram feridas quando a debandada aconteceu. Uma delas tinha um grande corte na perna e estava sangrando. Acho que ela foi pisoteada. As pessoas estavam correndo para todas as direções".

Antes de serem solicitados a fazer uma nova triagem, vários viajantes disseram à FOX5 que conseguiram passar pela segurança sem verificação, porque os oficiais da agência de Administração e Segurança de Transportes (TSA, na sigla em inglês) teriam abandonado seus postos durante o pânico.

"Metade da linha de segurança caiu no chão", contou o turista Christopher Neece. "A outra metade começou a passar por cima dos que estavam no chão para passar pela segurança. Ou corria com os outros ou seria derrubado. Quando cheguei na frente da segurança, não havia um único agente da TSA presente".

Em um comunicado à imprensa local, um porta-voz da TSA explicou na segunda-feira (15) que os agentes responderam adequadamente correndo e se escondendo durante o momento caótico. Ele disse que se trata de um procedimento padrão, para que os agentes possam criar uma tática para neutralizar um possível atirador em um curto período de tempo.