Topo

Esse conteúdo é antigo

Jardim do Éden, no Iraque, vira deserto após seca: 'Nossas vidas acabaram'

Falta de chuvas e seca no local motivou moradores a irem buscar regiões com água - Reprodução/Youtube
Falta de chuvas e seca no local motivou moradores a irem buscar regiões com água Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

17/08/2022 11h05Atualizada em 17/08/2022 11h05

"Antes, quando vínhamos para os pântanos, havia vegetação, água e paz interior". É assim que Ali Jawad, 20, que habita o Jardim do Éden, no Iraque, relembra os anos de cheia no local, famoso por suas citações na Bíblia. Após três anos de seca, sem as chuvas que deveriam cultivar os pântanos volumosos, o fluxo dos rios agora dá lugar a uma vegetação amarelada, segundo ele contou ao jornal britânico The Daily Telegraph.

Inscrito como Patrimônio Mundial da Unesco em 2016 tanto por sua biodiversidade quanto por sua história, o local teve sua vida alterada após esse período de seca, com muitas famílias tendo de se mudar nos últimos anos. "Eles migraram para outras regiões, procurando áreas onde há água", disse Jawad.

O problema também afeta os animais, de acordo com o morador Hashem Gassed, 35, que tem de atravessar 10 quilômetros de terra queimada pelo sol para alimentar seus búfalos. "Os pântanos são nosso sustento, costumávamos pescar aqui e nosso gado podia pastar e beber".

Atualmente, Gassed possui cinco búfalos. Antes, a família dele possuía 30 desses animais, que morreram ou foram vendidos. Vigiando e cuidando dos remanescentes, a família luta pela sobrevivência dos bichos e deles mesmos, temendo que os animais fracos e subnutridos caiam mortos na lama.

O dono dos búfalos lamentou a situação vivida de um lugar que era atrativo para quem vinha de fora e melhor ainda para quem vivia ali. "Estamos protestando há mais de dois anos e ninguém está ouvindo. Estamos perdidos para onde ir. Nossas vidas acabaram".

A organização de paz holandesa PAX detalhou que, entre agosto de 2020 até hoje, 46% dos pântanos iraquianos sofreram perda total de água superficial. Outros 41% dessas áreas pantanosas tiveram redução de níveis de água e umidade.

Vegetação amarelada e área seca tomam conta do local - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Vegetação amarelada e área seca tomam conta do local
Imagem: Reprodução/Youtube

A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) considera que os pântanos são um dos locais que mais sofremcom as mudanças climáticas, com níveis "baixos de água sem precedentes".

A Unesco diz que os pântanos abrigam "inúmeras populações de espécies ameaçadas" e são importantes para cerca de 200 espécies de aves aquáticas migratórias.

Ahmed Saleh Neema, ativista ambiental, afirma que não há mais peixes, javalis e outros animais típicos. Segundo ele, as autoridades locais estão racionando suprimentos para conseguirem cobrir diferentes necessidades.