Topo

Esse conteúdo é antigo

Em meio a tensão com Japão, chinesa é presa por usar quimono e gera debate

Mulher vestia um quimono japonês durante sessão de fotos em Suzhou, na China - Reprodução/Twitter
Mulher vestia um quimono japonês durante sessão de fotos em Suzhou, na China Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

17/08/2022 04h00

Uma mulher que vestia um quimono japonês foi detida em Suzhou, no leste da China, no dia 10 de agosto. Os policiais alegaram que ela era suspeita de "provocar brigas e causar problemas'', informou o jornal local Oriental Daily.

A jovem postou relato sobre a situação no Weibo, rede social popular entre os chineses, e compartilhou um vídeo do momento em que foi abordada pelos policiais.

Ela vestiu o quimono japonês de cores branca e vermelha e participou de uma sessão de fotos na rua Huaihai, espaço popular no país, com lojas, bares e restaurantes japoneses, para recriar uma cena do anime "Summer Time Rendering".

Na rede social, ela explicou que esperava na fila para comprar um lanche quando ela e seu fotógrafo foram abordados pela polícia.

A mulher afirmou que o policial teria gritado com ela: "Se você viesse de hanfu (roupa tradicional chinesa), eu nunca diria isso, mas você usa um quimono. Para um chinês, você é chinesa?". E ela, insatisfeita, teria questionado se ele poderia falar tão alto com ela, ao que o agente teria respondido apenas "Sim".

A jovem conta que a polícia considerou que ela estaria ali "provocando brigas e provocando confusão" e teria chegado a puxá-la com violência, rasgando sua roupa.

Na postagem, ela informou que depois que chegou à delegacia, suas fotos e informações do celular foram roubadas e o quimono foi confiscado pela polícia e questionou qual seria o problema de gostar da cultura japonesa ou de outros países. "É errado eu gostar de alguma coisa?".

Horas depois, a jovem postou um pedido de desculpas no Weibo e excluiu todas as postagens, fotos e vídeos.

Desculpe, eu não deveria usar roupas japonesas na rua, independentemente das emoções das pessoas. Este é um comportamento errado e muito perigoso. Isso fere os sentimentos nacionais e eu sinto muito. Sinto muito.

A situação gerou um grande debate e divisão de opiniões entre os chineses. Houve quem concordasse com as ações da polícia e acreditam que, a julgar pela história da agressão do Japão contra a China, o episódio deu margens para questionamentos. "Como você se atreve como chinesa?", estava entre os comentários.

Hu Xijin, ex-editor-chefe do Global Times da China, disse, em artigo, que quimonos não devem ser tolerados nas cidades abertas da China. No entanto, quando alguém quer usar um quimono, deve prestar atenção ao ambiente ao seu redor para evitar que elas se sintam insultadas.

O uso de quimonos na China é controverso devido aos conflitos históricos entre os dois países e ao alinhamento do Japão com os Estados Unidos, segundo o Diário Econômico da China.