Em meio a tensão com Japão, chinesa é presa por usar quimono e gera debate
Uma mulher que vestia um quimono japonês foi detida em Suzhou, no leste da China, no dia 10 de agosto. Os policiais alegaram que ela era suspeita de "provocar brigas e causar problemas'', informou o jornal local Oriental Daily.
A jovem postou relato sobre a situação no Weibo, rede social popular entre os chineses, e compartilhou um vídeo do momento em que foi abordada pelos policiais.
Ela vestiu o quimono japonês de cores branca e vermelha e participou de uma sessão de fotos na rua Huaihai, espaço popular no país, com lojas, bares e restaurantes japoneses, para recriar uma cena do anime "Summer Time Rendering".
Na rede social, ela explicou que esperava na fila para comprar um lanche quando ela e seu fotógrafo foram abordados pela polícia.
A mulher afirmou que o policial teria gritado com ela: "Se você viesse de hanfu (roupa tradicional chinesa), eu nunca diria isso, mas você usa um quimono. Para um chinês, você é chinesa?". E ela, insatisfeita, teria questionado se ele poderia falar tão alto com ela, ao que o agente teria respondido apenas "Sim".
A jovem conta que a polícia considerou que ela estaria ali "provocando brigas e provocando confusão" e teria chegado a puxá-la com violência, rasgando sua roupa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.