Topo

Homem é preso por causar tiroteios em massa e os exibir em live; 4 morreram

Ezekiel Kelly - Divulgação/Departamento de Polícia de Memphis
Ezekiel Kelly Imagem: Divulgação/Departamento de Polícia de Memphis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/09/2022 09h41

Um atirador em massa foi preso na noite de ontem, depois de provocar tiroteios e roubos, deixando quatro pessoas mortas e três feridas em Memphis (EUA). O suspeito transmitiu seu ataque em uma live no Facebook, exibindo suas ações violentas por horas.

O criminoso foi identificado como Ezekiel Kelly, de 19 anos. O prefeito de Memphis, Jim Strickland, disse que o jovem foi libertado da prisão em 16 de março, depois de cumprir 11 meses de uma sentença original de três anos por agressão.

Ezekiel teria iniciado a ação por volta da 1h da manhã de ontem. De acordo com a emissora norte-americana Fox News, ele é procurado por outras acusações graves e o tiroteio pesará ainda mais na pena do criminoso, caso ele seja condenado.

"Esta foi uma semana horrível para a cidade de Memphis", disse o chefe de polícia da cidade, Cerelyn Davis, em uma entrevista coletiva.

Antes dos ataques, às 19h, a polícia emitiu um alerta nas redes sociais para a população ficar longe de Ezekiel, pois ele estava "armado e era perigoso". A polícia afirmou que suspeito poderia estar envolvido em pelo menos oito tiroteios diferentes, disse Davis.

Segundo a polícia, por volta das 00h56, Ezekiel supostamente atirou e matou um homem de 24 anos em sua garagem. Após o primeiro homicídio, ele deixou o local e iniciou uma sequência de ataques aleatórios, alvejando pessoas e forçando moradores assustados a fugirem.

Já de tarde, às 16h38, o criminoso atirou em um homem que estava sentado em seu carro várias vezes, informou o chefe de polícia. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Em seguida, Ezekiel teria disparado sua arma em uma mulher perto de uma rodovia. Ela foi atingida na perna e foi transportada para um hospital em condição estável.

Antes das 18h, Ezekiel iniciou outro tiroteio na loja AutoZone, famoso estabelecimento na cidade, enquanto transmitia ao vivo o ataque, informou a polícia.

A transmissão em vídeo foi feita pelo Facebook e, posteriormente, compartilhada em outras redes sociais. Nas imagens, Ezekiel Kelly pode ser visto saindo de um carro e andando alguns passos até a loja antes de sacar uma arma e disparar contra um homem dentro do estabelecimento duas vezes. O homem foi encaminhado ao hospital em estado grave.

Em um momento da gravação, o atirador fala para a câmera: "Não é mentira, essa m**** é real".

Um usuário informou a polícia sobre a transmissão ao vivo e logo após os oficiais emitiram um alerta público sobre Ezekiel Kelly e detalharam o veículo que ele usava. Mais tarde, ele supostamente roubou um Toyota SUV cinza e atirou na dona do carro. O crime ocorreu por volta das 19h23, a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu antes de ser socorrida.

Desfecho

Logo depois, os policiais encontraram mais duas vítimas, um homem, que foi encaminhado ao hospital com ferimentos de bala, e uma mulher já morta.

Para fugir das autoridades Memphis (Tenessee), Ezekiel tentou cruzar a fronteira para o estado do Mississipi. No entanto, ele foi localizado pelos guardas e iniciou-se uma perseguição em uma rodovia. O atirador acabou batendo o carro e foi preso pela polícia. Os oficiais encontraram no veículo duas armas.

Em junho de 2020, Ezekiel Kelly foi preso sob a acusação de tentativa de assassinato em primeiro grau, ameaça imprudente e agressão agravada. Apesar da condenação de três anos, ele foi libertado este ano em março depois de cumprir apenas 11 meses de detenção.

O prefeito de Memphis, Jim Strickland, declarou que se a Justiça não tivesse concedido liberdade a Ezekiel, as recentes tragédias não teriam acontecido. "Se o Sr. Kelly cumprisse sua sentença completa de três anos, ele ainda estaria na prisão hoje e quatro de nossos concidadãos poderiam ainda estar vivos", disse.

O motivo da soltura do atirador ainda não foi esclarecido pelas autoridades.