Zelensky é escolhido como Personalidade do Ano pela revista Time
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, foi escolhido pela revista Time como a personalidade do ano de 2022. A publicação, que também nomeia "o espírito da Ucrânia" em destaque na capa, foi revelada hoje.
Na reportagem de capa, os jornalistas da Time acompanharam Zelensky indo à região de Kherson, recentemente desocupada pelos russos no que é considerada uma das vitórias da Ucrânia na guerra até o momento — e uma derrota amarga para o país de Vladimir Putin.
Ao atravessar a destruição da cidade, os desafios da guerra conforme o inverno se aproxima e a falta de eletricidade em grande parte da Ucrânia devido aos ataques direcionados dos russos, pouco há do presidente ex-comediante eleito por seu discurso antissistema.
Mesmo assim, e apesar da comparação constante a grandes líderes europeus, Zelensky escolhe, durante uma das entrevistas concedidas à Time, se inspirar no ator Charlie Chaplin para se postar diante do povo ucraniano e de uma audiência global importante para a pressão internacional relativa à guerra.
"Eu tenho o exemplo de Charlie Chaplin, como ele usou a arma da informação durante a Segunda Guerra Mundial para lutar contra o fascismo. Houve estes artistas que ajudaram a sociedade, porque tinham muitos admiradores, e sua influência era muitas vezes mais forte do que a artilharia" Volodimir Zelensky em entrevista à revista Time
Financial Times comparou Zelensky a Churchill. Ontem, a publicação Financial Times também colocou o ucraniano como figura pública de maior relevância ao longo do ano.
O jornal comparou Zelensky com o ex-primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial Winston Churchill.
"Zelensky também personificou a coragem e resiliência do povo ucraniano em sua luta contra a agressão russa", justifica a publicação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.