Topo

Esse conteúdo é antigo

Aspirador robô grava mulher no banheiro e imagens vão parar no Facebook

Mulher teve imagem dela usando o banheiro vazada nas redes sociais - Reprodução
Mulher teve imagem dela usando o banheiro vazada nas redes sociais Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/12/2022 14h34

Os registros foram feitos pelos aparelhos eletrodomésticos da linha Roomba, da empresa iRobot, e obtidos pela revista de tecnologia MIT Technology Review, que afirmou que teve acesso a 15 imagens.

Segundo a publicação, a iRobot confirmou que as imagens foram geradas a partir de seus produtos, mas que elas vieram de "robôs de desenvolvimento especial com modificações de hardware e software que não estão e nunca estiveram presentes nos produtos para compra".

Gravações foram feitas em programa de testes. Em comunicado, a empresa disse que os aspiradores foram entregues a "funcionários pagos", que assinaram documentos de consentimento de que eles estariam tendo suas imagens registradas, inclusive em vídeo, para fins de treinamento de inteligência artificial.

A reportagem da revista científica diz, no entanto, que, além de terem sido postadas no Facebook, as imagens também foram compartilhadas em fóruns na internet e no Discord —um aplicativo de comunicação por voz, vídeo e texto geralmente utilizado pelas comunidades de jogos e desenvolvedores. Os compartilhamentos ocorreram em 2020.

Imagens sensíveis ficaram sob responsabilidade de funcionários. De acordo com a iRobot, os dispositivos foram rotulados com um adesivo verde brilhante com a frase "gravação de vídeo em andamento" e cabia aos funcionários pagos "remover qualquer coisa que considerassem sensível de qualquer espaço em que o robô operasse, incluindo crianças".

Além das imagens da mulher no banheiro, também foram feitos registros de quartos e cozinhas, com marcações automáticas feitas em alguns objetivos, como TVs, vasos, plantas e lustres.