Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto provoca destruição em cidades da Turquia e Síria; veja imagens

Terremoto deixa milhares de feridos na Turquia e Síria

Do UOL, em São Paulo

06/02/2023 09h04Atualizada em 06/02/2023 19h50

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou milhares de mortes na manhã de hoje.

Horas depois, um novo tremor, de magnitude 7,6, atingiu o sudeste da Turquia — a 4 km ao sul da cidade de Ekinozu, em Kahramanmaras, região mais atingida pelo primeiro terremoto.

A informação foi confirmada por autoridades turcas, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) fala em magnitude de 7,5, às 13h24 no horário local (7h24 no horário de Brasília).

Moradores das províncias de Dohuk e Mosul, no Iraque, afirmaram ter sentido "um leve tremor" na região, segundo a Al Jazeera.

Cenário de destruição

Mais de 2.800 prédios desabaram completamente apenas na Turquia, sugerindo um número mais grave de mortos e feridos, disse o vice-presidente turco Fuat Oktay. O gás foi cortado em toda a área, devido a tremores secundários e temores de explosões.

Pelo menos três dos aeroportos da área afetada foram fechados em três das cidades mais atingidas: Hatay, Maras e Gaziantep.

Nas regiões nas mãos dos rebeldes, perto da Turquia, são os socorristas Capacetes Brancos, que ajudam a contabilizar as vítimas. Eles definiram a situação como "catastrófica" em postagem no Twitter e pediram às organizações humanitárias internacionais para "intervir rapidamente" para ajudar a população local.

Além disso, a neve e as tempestades que atingiram a região impediram o tráfego em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir.

* Com agências internacionais.