Ex-engenheiro russo pede asilo aos EUA em troca de segredos militares
O homem, cuja identidade não foi revelada, fugiu aos EUA por ter medo de ser perseguido.
Ele participou de protestos contrários a Putin e favoráveis a Alexei Nalvalny, principal opositor do presidente russo, e pretende buscar asilo nos EUA em troca de informações sigilosas de armamento russo.
Apesar de ser civil, o engenheiro russo trabalhava com o exército russo na construção de bombardeiros. Ele foi responsável pela fabricação de aviões TU-160 White Swan (também conhecido como Blackjack), o que disse ser "a maior aeronave militar".
Segundo relatório da CBP (uma agência que compila notícias que ocorrem na fronteira estadunidense), o Blackjack é o avião mais avançado na frota russa e tem sido usado frequentemente em ataques na Guerra da Ucrânia.
Detalhes sobre o bombardeiro como melhoras realizadas e tamanho da frota são consideradas relevantes ao governo estadunidense.
O paradeiro do engenheiro é desconhecido, mas se acredita que ele está dentro dos EUA, sendo interrogado em confidencialidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.