Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-engenheiro russo pede asilo aos EUA em troca de segredos militares

O engenheiro diz conhecer detalhes sobre os bombardeiros TU-160, como esse que sobrevoa Moscou - Vladimir Astapkovich/Reuters
O engenheiro diz conhecer detalhes sobre os bombardeiros TU-160, como esse que sobrevoa Moscou Imagem: Vladimir Astapkovich/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/02/2023 20h50Atualizada em 14/02/2023 20h59

O homem, cuja identidade não foi revelada, fugiu aos EUA por ter medo de ser perseguido.

Ele participou de protestos contrários a Putin e favoráveis a Alexei Nalvalny, principal opositor do presidente russo, e pretende buscar asilo nos EUA em troca de informações sigilosas de armamento russo.

Apesar de ser civil, o engenheiro russo trabalhava com o exército russo na construção de bombardeiros. Ele foi responsável pela fabricação de aviões TU-160 White Swan (também conhecido como Blackjack), o que disse ser "a maior aeronave militar".

Segundo relatório da CBP (uma agência que compila notícias que ocorrem na fronteira estadunidense), o Blackjack é o avião mais avançado na frota russa e tem sido usado frequentemente em ataques na Guerra da Ucrânia.

Detalhes sobre o bombardeiro como melhoras realizadas e tamanho da frota são consideradas relevantes ao governo estadunidense.

O paradeiro do engenheiro é desconhecido, mas se acredita que ele está dentro dos EUA, sendo interrogado em confidencialidade.