28 estudantes são socorridas após jogo com tabuleiro ouija na Colômbia
Uma brincadeira com um tabuleiro ouija terminou com o socorro de 28 alunas de uma escola municipal em Galeras, na Colômbia.
O que aconteceu?
- As estudantes tiveram crises de ansiedade, desmaios e outros sintomas. De acordo com o jornal colombiano El Tiempo, pais e moradores da cidade disseram que elas estavam brincando de tentar se comunicar com os espíritos. As idades das participantes não foram divulgadas;
- No Brasil, a brincadeira é adaptada sem tabuleiro e é popularmente chamada de jogo do copo, ou do compasso;
- Escola disse que não é bem assim. Em comunicado, o diretor da instituição, Hugo Torres, disse que membros da comunidade estavam espalhando boatos sem fundamento e ajudando a criar histeria. "Além de não ajudarem a resolver a situação, criaram confusão e um ambiente adverso para o nosso trabalho [...] Estamos aguardando a avaliação médica para tirar conclusões, e pedimos que evitem fazer julgamentos e diagnósticos próprios".
O tabuleiro ouija promete "comunicação com espíritos". Brincadeira popular desde o século 19, consiste em uma superfície plana com letras, números ou palavras. Os participantes colocam os dedos sobre um indicador, como um copo ou outro objeto, que se move para responder perguntas. Cientistas, porém, apontam que é mais provável que sejam os próprios participantes que mexam os objetos, consciente ou inconscientemente (veja mais).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.