Topo

Arma para derreter carne humana: como funcionam bombas de termite da Rússia

Rússia é acusada de usar bombas incendiárias na guerra da Ucrânia - Reprodução / Twitter
Rússia é acusada de usar bombas incendiárias na guerra da Ucrânia Imagem: Reprodução / Twitter

Colaboração para o UOL

14/03/2023 04h00

A Rússia está sendo acusada de usar uma arma cruel na guerra da Ucrânia. Segundo o Daily Mail, bombas de termite foram lançadas sobre Vuhledar, na região de Donetsk.

Termite é uma mistura de metais como alumínio e óxido de ferro que pode ser usada como arma incendiária. Esse tipo de explosivo é capaz provocar grandes incêndios e destruir equipamentos militares, assim como derreter a carne humana e queimar até os ossos devido a alta temperatura que pode chegar.

De acordo com o The Sun, jornalistas respeitados na Ucrânia compartilharam vídeos do que seria o ataque russo com as bombas incendiárias.

Horrível chuva de termite dos foguetes incendiários russos Grad 9M22S. Termite queima a 3.000 ºC. As tropas da Ucrânia estão enfrentando algumas das armas mais selvagens e bárbaras já inventadas. Não há desculpa para não fornecer rapidamente armas para revidar.
Euan MacDonald, jornalista

Mais sobre a bomba de termite:

  • No lugar de explodir, as bombas de termite queimam.
  • Temperatura que pode ultrapassar os 2.400 °C.
  • Costuma ser usada para criar incêndios.
  • Pode se dispersar por uma área ampla e tem maior probabilidade de entrar em contato com civis.
  • Foi usada pelos Aliados e também pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Seu uso é considerado um crime de guerra.

Rússia já foi acusada de usar armas incendiárias antes

De acordo com o The Moscow Times, oficiais ucranianos acusaram a Rússia de ter usado uma arma semelhante em março do ano passado. Na ocasião, teriam sido lançadas bombas de fósforo branco sobre a Ilha das Serpentes, no Mar Negro. Os russos negaram.

Em contato com o oxigênio, o fósforo branco entra em combustão instantânea e queima a altas temperaturas. Apesar de não ter como objetivo principal matar, a substância química pode causar:

  • irritação nos olhos;
  • tosse;
  • queimaduras graves;
  • falência de órgãos.

Bombas são legais?

A ONG Human Rights Watch (HRW) descreveu a bomba de termite como uma das "mais cruéis" do arsenal da Rússia, afirmando que ela causa "sofrimento humano imediato e vitalício".

A Convenção da ONU sobre Armas Convencionais, assinada por 113 países, incluindo Rússia e Ucrânia, proíbe o uso de armas incendiárias em áreas civis. O fósforo e o termite se enquadrariam nesse protocolo.