Míssil nuclear, supersônico e fragatas: o que Putin ameaça usar na guerra
Em meio ao aniversário do primeiro ano da Guerra na Ucrânia, Vladimir Putin prometeu o uso de um novo míssil no conflito. Até o momento, o presidente russo já testou e anunciou o uso de mísseis nucleares e supersônicos, além de fragatas. As ameaças são constantes avisos sobre a condição de potência do país no setor.
Confira o que Putin já prometeu e usou (ou ainda não) na Guerra:
Zircon
Foi concebido como um míssil antinavio, ou seja, para percorrer longas distâncias, guiado, de modo a atingir embarcações, mas também pode acertar alvos em terra. Começou a ser testado em 2020, antes mesmo do início da Guerra da Ucrânia.
- Tem um alcance máximo de cerca de mil quilômetros e pode manobrar no ar, escapando de defesas antiaéreas.
- Alcançou nove vezes a velocidade do som (11 mil km/h) em testes, mas acredita-se que opere regularmente a menos que isso.
- Pode levar 300 kg de explosivos ou uma bomba atômica de 200 kt (pouco mais de dez vezes mais potente que a de Hiroshima).
Kinzhal
O Ministério da Defesa russo afirmou ter usado o míssil hipersônico Kinzhal na guerra contra a Ucrânia em março do ano passado. A arma teria destruído um depósito subterrâneo de armas, além de armazenamentos de combustíveis ucranianos.
- É quase impossível de ser captado por radar devido às suas características de voo, com alta velocidade e baixa altitude -- sendo capaz de alcançar uma velocidade de até 12.350 km/h, com alcance de 2.000 km.
- Assim como o Zircon, também pode realizar manobras durante o trajeto e pode transportar uma ogiva nuclear.
- Tem 8 metros de comprimento e pode ser transportado em caças russos do tipo MiG-31K.
Avangard
Outro tipo de míssil hipersônico, o Avangard foi equipado com uma ogiva planadora capaz de furar o escudo antimísseis dos Estados Unidos.
- É capaz de aguentar temperaturas de até 2.000ºC e seu poder nuclear é de até 2 megatons.
- Em um teste, alcançou uma velocidade de 32.202 km/h -- 26 vezes a velocidade do som.
- Pode voar nas camadas densas da atmosfera e tem alcance intercontinental.
Sarmat
Trata-se de uma arma de quinta geração com longo alcance, capaz de atravessar continentes inteiros e atingir um alvo em quase qualquer lugar do mundo, sem que possa ser detida por escudos antimíssil existentes. O primeiro teste com esse tipo de arma foi realizado em abril de 2022.
- Foi feito apenas com componentes de produção russa.
- Pesa mais de 200 toneladas e pode levar de 10 a 15 ogivas nucleares.
- Tem um sistema autônomo de navegação, que permite um voo de 18 mil quilômetros.
Poseidon
É mais uma das "armas invencíveis" do governo de Putin e foi apelidada de "torpedo do Juízo Final" por seu poder. Está sendo desenvolvido desde 2015 e é um torpedo autônomo intercontinental, projetado para ser transportado por um submarino e levar ogivas nucleares.
- Pode ser usado contra navios de guerra e também pode atingir cidades costeiras, criando um tsunami localizado e radioativo.
- Sua velocidade esperada é de 70 nós, ou seja, 130 km/h.
- Pesa algo em torno de 100 toneladas.
Fragata com mísseis hipersônicos
Em uma das mais recentes de suas reações que buscam intimidar os ocidentais que apoiam a Ucrânia, Putin enviou uma fragata com mísseis hipersônicos para áreas sensíveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.