Topo

Esse conteúdo é antigo

Planta com veneno capaz de matar é achada em área urbana na Inglaterra

As raízes da planta estranha foram achadas em Carbis Bay, no Reino Unido - Reprodução/Facebook
As raízes da planta estranha foram achadas em Carbis Bay, no Reino Unido Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2023 10h28

Donos de cães da cidade litorânea de Carbis Bayforam, na Inglaterra, foram avisados pelas autoridades sanitárias a manter seus pets longe de uma planta tóxica. De acordo com especialistas em botânica, trata-se da cicuta, cujas raízes foram apelidadas de "Dead men's fingers" ("dedos do homem morto", em tradução livre).

A planta venenosa foi encontrada na região da Cornualha no fim de semana e a Sociedade Real para Prevenção e Crueldade a animais (RSPCA, na sigla em inglês) alertou os moradores da região que comer apenas uma pequena quantidade dessas raízes pode matar animais e humanos.

Suzanne Dellamuro vistou a planta em terreno aberto durante um passeio por Carbis Bay, na manhã de domingo (12), quando percebeu um grupo de raízes brancas, informou o jornal CornwallLive.

As raízes, que parecem um ramo de pastinaca e cheiram a salsa, contêm um veneno mortal chamado enantotoxina. Até mesmo tocar a cicuta pode causar uma reação dolorosa na pele. Os alcaloides presentes nela podem afetar a transmissão do impulso nervoso para os músculos, levando a insuficiência respiratória.

Os sintomas comuns de envenenamento por cicuta incluem tremores, queimação no trato digestivo, aumento da salivação, pupilas dilatadas, dor e fraqueza muscular ou paralisia, frequência cardíaca acelerada seguida de diminuição da frequência cardíaca, perda da fala, convulsões, inconsciência ou coma.

Suzanne afirmou que pegou a planta por curiosidade, mas tomou o máximo de cuidado para não ser envenenada e usou luvas.

Ela compartilhou a foto das raízes nas redes sociais em uma tentativa de ajudar outras pessoas a identificar a planta. "Cuidado, raízes de cicuta encontradas na praia de Carbis Bay", escreveu. "Peguei com luvas e joguei fora. Mas, cuidado, é muito, muito venenoso."

No início deste ano, a RSPCA emitiu um aviso aos donos de cães sobre a planta depois que um animal de estimação foi morto e outro quase morreu, na região da Cornualha.

"É conhecido por ser altamente tóxico para cães e pode causar convulsões e pode ser fatal. Sempre aconselhamos os donos a ficarem atentos ao passear com o cachorro", disse a instituição em nota.

Em julho do ano passado, uma criança foi levada às pressas para o hospital depois de morder uma cicuta enquanto brincava em seu jardim perto de Dereham, Norfolk. O menino cuspiu a planta imediatamente, mas sua mãe, Megan, preocupada, ligou para o serviço de emergência apenas para ter certeza, pois era provável que ele tivesse engolido alguns fragmentos.

Ele foi então levado às pressas para o pronto-socorro, onde foi atendido por cerca de cinco horas. "O médico nos disse que se ele tivesse engolido tudo, dentro de duas ou três horas, ele poderia ter paralisado ou sofrido uma parada cardíaca", relatou Megan ao East Anglian Daily Times.