Topo

Esse conteúdo é antigo

Vaticano: papa ficará hospitalizado 'vários dias' por infecção respiratória

Papa Francisco com seus auxiliares ao ser ajudado a subir no papamóvel hoje - Vincenzo Pinto/AFP
Papa Francisco com seus auxiliares ao ser ajudado a subir no papamóvel hoje Imagem: Vincenzo Pinto/AFP

Do UOL*, em São Paulo

29/03/2023 15h54Atualizada em 29/03/2023 17h07

O papa Francisco ficará hospitalizado por "vários dias" devido a "infecção respiratória", disse o Vaticano.

O que aconteceu:

  • O pontífice ficará internado no hospital Policlínico Gemelli, em Roma, informou o diretor da sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.
  • "Nos últimos dias, o papa Francisco reclamou de algumas dificuldades respiratórias e, nesta tarde, foi ao Policlínico Gemelli para efetuar alguns exames médicos", segundo comunicado.
  • O resultado dos exames evidenciou uma infecção respiratória (excluindo a infecção por covid-19), que pedirá alguns dias de oportuno cuidado médico-hospitalar, disse o Vaticano.
  • Uma tomografia computadorizada do tórax apontou que não havia "problemas sérios" e a saturação também estava dentro dos parâmetros normais para a idade, segundo fontes médicas.
  • No início do dia, o papa compareceu à sua audiência geral semanal no Vaticano e parecia estar bem de saúde.

O líder católico, de 86 anos, "está tocado por tantas mensagens recebidas e exprime a própria gratidão pela proximidade e oração", comentou o Vaticano.

O Vaticano cancelou todas as audiências públicas e privadas do líder católico para a amanhã e sexta-feira (31). A Igreja estaria, inclusive, estudando um 'plano B' para celebrações da Páscoa.

Francisco está em um apartamento no 10º andar do Policlínico, a chamada "área dos Papas", onde o próprio argentino já ficou após a cirurgia no cólon feita em 4 de julho de 2021. O apartamento também foi utilizado várias vezes durante o pontificado de João Paulo 2º (1978-2005).

Já estavam sendo feitos preparativos para a internação ao menos por essa noite. Todos os grupos mais próximos ao pontífice, incluindo a segurança, estavam sendo mobilizados para permanecer no local.

(Com AFP e Ansa)