Topo

Blogueiro militar pró-Rússia morre após explosão em cafeteria

Do UOL*, em São Paulo

02/04/2023 14h48Atualizada em 03/04/2023 12h41

O blogueiro Vladlen Tatarsky, um militar pró-Rússia, morreu após uma explosão em um café de São Petersburgo neste domingo.

O que aconteceu?

Vladlen, cujo nome verdadeiro é Maxim Fomin, estava em um evento no Street Bar Cafe na hora da explosão;

A explosão foi causada por um artefato entregue de presente a Vladlen, segundo fontes militares contaram à agência de noticias russa RIA;

As autoridades não confirmaram oficialmente, porém, se a explosão foi um acidente ou se foi proposital;

A explosão foi equivalente à detonação de 200 gramas de dinamite;

Outras 16 pessoas ficaram feridas, segundo a RIA.

Vladlen Tatarsky, cujo verdadeiro nome era Maxim Fomin, morreu após explosão em café; ele tinha mais de 500 seguidores em canal do Telegram - Maxim Fomin/dzen.ru - Maxim Fomin/dzen.ru
Vladlen Tatarsky, cujo verdadeiro nome era Maxim Fomin, morreu após explosão em café; ele tinha mais de 500 mil seguidores em canal do Telegram
Imagem: Maxim Fomin/dzen.ru

Vladlen tinha 560 mil seguidores no Telegram e narrava a rotina na linha de frente da invasão à Ucrânia. Ele ganhou popularidade após publicar vídeos em uma cerimônia dentro do Kremlin falando que iria "derrotar e matar todos".

Vamos derrotar todo mundo, vamos matar todo mundo, vamos roubar todo mundo que precisarmos roubar. Tudo será da maneira como nós queremos.
Vladlen Tatarsky

Se o alvo era realmente Vladlen, este será o segundo assassinato em solo russo de uma figura de destaque associada com a guerra na Ucrânia.

*Com informações da Reuters

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na legenda da foto, Vladlen Tatarsky tinha mais de 500 mil seguidores em seu canal do Telegram, e não 500. O texto foi corrigido.