Topo

Internado na UTI, Silvio Berlusconi está com leucemia, diz jornal italiano

Em foto de 2019, o ex-premiê italiano Silvio Berlusconi - FILIPPO MONTEFORTE/AFP
Em foto de 2019, o ex-premiê italiano Silvio Berlusconi Imagem: FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Do UOL*, em São Paulo

06/04/2023 09h02Atualizada em 06/04/2023 10h28

O ex-primeiro-ministro da Itália e atual senador Silvio Berlusconi, de 86 anos, foi diagnosticado com leucemia, afirmou o jornal Corriere della Sera.

O que aconteceu?

Berlusconi já estaria sendo submetido a um tratamento de quimioterapia após a descoberta da doença, segundo o jornal.

O político foi internado ontem na UTI de cardiologia do hospital San Raffaele, de Milão, por problemas respiratórios consequentes da doença. Ele teria passado a noite "estável", segundo relatou o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, que é membro do partido de Berlusconi, o Forza Italia.

Dois dos filhos de Berlusconi, Marina e Luigi, foram vistos chegando ao hospital nesta quinta-feira, mas não falaram com repórteres e equipes de filmagem que esperavam do lado de fora.

Político tem histórico de internações

Berlusconi foi levado às pressas para o hospital após reclamar de dificuldades para respirar e estava com baixos níveis de oxigênio no sangue, o que provoca um estresse para os sistemas cardiovascular e respiratório, informou a imprensa italiana.

O senador tem um longo histórico de internações nos últimos anos. Ele fez uma cirurgia cardíaca em 2016 e teve câncer de próstata. Em janeiro de 2022, ficou hospitalizado por conta de uma infecção urinária, e esteve em hospitais em outras ocasiões para lidar com efeitos da covid-19, que provocou uma pneumonia bilateral grave no político.

Carreira marcada por escândalos

Berlusconi foi primeiro-ministro durante um total de nove anos entre 1994 e 2011. Ele dominou a política do país durante duas décadas, apesar dos escândalos sexuais e dos processos que abalaram sua imagem.

O Forza Italia atualmente é um aliado minoritário da coalizão de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni.

O ex-premiê também é um empresário bilionário da mídia, além de ter presidido o time de futebol Milan por 31 anos. Atualmente, ele é proprietário do Monza, que disputa a Série B italiana.

*Com informações da AFP e ANSA