Holanda vai permitir eutanásia a crianças menores de 12 anos
Na Holanda, crianças que sofrem com doenças sem cura e com alto grau de sofrimento, em que cuidados paliativos aliviam pouco ou nada, poderão receber a eutanásia.
O que aconteceu:
Governo holandês autorizou eutanásia para crianças de 1 a 12 anos com doenças incuráveis e intoleráveis. O procedimento só deve ser realizado quando for a única alternativa razoável para acabar com o sofrimento da criança.
A eutanásia já é legalizada na Holanda para bebês com menos de um ano, desde que haja autorização dos pais, e para maiores de 12 anos.
"O fim da vida para esse grupo [crianças com doenças incuráveis] é a única alternativa razoável para acabar com o insuportável sofrimento", disse o governo em comunicado.
O ministro da Saúde holandês, Ernst Kuipers, disse que a medida vai poder ser adotada a um "pequeno grupo" de cinco a 10 crianças por ano.
"Isto se aplica a crianças afetadas por uma doença ou condição tão grave que a morte é inevitável e (...) esperada sem um futuro possível", disse o ministro.
Em fevereiro de 2014, a Bélgica foi o primeiro país do mundo a autorizar a eutanásia para menores "com capacidade de discernimento".
Após uma reavaliação da regulamentação, o governo holandês decidiu ampliar o acesso ao procedimento "para incluir crianças de 1 a 12 anos".
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.