Topo

De duques a lordes: entenda qual é a diferença entre os títulos de nobreza

Rei Charles e Camilla. - Internet/Reprodução
Rei Charles e Camilla. Imagem: Internet/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/05/2023 04h00

Com a coroação do rei Charles, voltaram à tona os nomes de outros componentes da realeza britânica, que agora compartilham o protagonismo em meio às cerimônias de coroação do monarca.

Todos possuem um título antes do seu próprio nome e há um significado para cada um. No caso daqueles que detêm sangue da família real e estão na linha de sucessão ao trono, os principais são o príncipe e a princesa —os herdeiros do rei ou rainha.

É o caso do príncipe Charles, que agora assume o trono como rei, e que também é conhecido como 'duque de Edimburgo', um título de nobreza.

Todos esses títulos são citados no site oficial da família real britânica e representam o poder que cada um possui —e que varia de acordo com algumas regras: pode ser o grau de proximidade com o rei ou rainha, a porção de terra comandada, ou ainda uma honraria concedida a alguém que prestou grandes serviços.

Por ordem de importância e poder no Reino Unido, os outros títulos são divididos na seguinte ordem:

Duque/Duquesa

É o título com maiores poderes após o rei/rainha. Assim como os demais cargos, foi criado no século 5, a partir da queda do Império Romano e do início dos reinados que o sucederam.

Na prática, como alguns reinos eram muito grandes, era preciso dividir as responsabilidades dos territórios. Desse modo, o duque era aquele que tinha a função administrar a maior parte das terras do reinado.

Esse é também o título mais alto que alguém que não tem sangue real pode ter. A nomeação normalmente é feita entre comandantes militares, filhos ou parentes do rei.

Marquês/Marquesa

É o segundo título mais importante na realeza e considerado um homem/mulher de alta confiança do rei para a administração de algum território. No passado, pessoas com esse título tinham poder civil e militar na região onde comandavam.

Conde/Condessa

Terceiro na hierarquia dos títulos, um conde era responsável por administrar uma província do reinado, mas também assessorava o rei em diversos assuntos, podendo até mesmo colher impostos e comandar batalhas.

É um título que praticamente não existe mais dentre as monarquias espalhadas pelo mundo, mas na realeza britânica alguns nomes famosos são Edward Antony Richard Louis, conde de Wessex; e Charles Edward Maurice Spencer, o 'conde de Spencer', que era irmão da princesa Diana e afilhado de Elizabeth 2º.

Visconde/Viscondessa

O título era dado a quem poderia substituir o conde, tanto que o nome nasceu em decorrência de 'vice-conde'. Em termos administrativos, eles podiam comandar territórios menores, do tamanho de vilas.

Na Inglaterra, um visconde muito famoso é o visconde Althorp, que é sempre o filho mais velho e herdeiro do conde Spencer. O atual visconde Althorp é Louis Frederick John Spencer, sobrinho da falecida princesa Diana.

Barão/Baronesa

No passado, eram normalmente homens que tinham os menores poderes na hierarquia real por comandarem territórios do tamanho de fazendas ou sítios. Ainda assim, precisavam ser respeitados e tratados como pessoas da realeza.

No Brasil, um bastante conhecido foi Irineu Evangelista de Souza, o 'Barão de Mauá', filho de fazendeiros e que recebeu o título pelo imperador do Brasil no século 19, D. Pedro 2º.

Mauá foi pioneiro da industrialização do Brasil e responsável pela construção de grandes empreendimentos, como a primeira ferrovia construída no país, Estrada de Ferro Mauá, e a instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro.

Outros títulos

Rainha consorte

São as mulheres que se casam com alguém da família real, mas não podem concorrer ao trono. É o caso da atual mulher de Charles 3º, Camilla Parker Bowles, que oficialmente será a esposa do rei. Nesse caso, ela recebe o título de rainha consorte do Reino Unido.

Essa regra só vale para mulheres que se casam com um rei. Se um homem se casar com a rainha será chamado de príncipe consorte. É o caso do príncipe Philip, que foi casado com a Rainha Elizabeth 2ª. O motivo é uma regra antiga na monarquia britânica que determina que somente herdeiros do trono podem ser chamados de rei.

Lorde

É um título que pode ser associado a outros, como o de duque ou conde. Pode ser ainda uma cortesia a algum filho de um membro importante da família real. Um lorde é equivalente a um 'Dom', como no Brasil houve o 'D. Pedro' 1º e o 2º.

Antigamente, um lorde era ainda uma pessoa com alta patente militar ou de grande confiança do rei, como é o caso dos condes. No Reino Unido, os membros da câmara alta do parlamento inglês são chamados de lordes.

O feminino é lorde é lady, sendo a mais famosa a princesa Diana, ou 'Lady Di'.

Sir

É o equivalente a 'senhor', mas com status real. No passado, era o título dado a alguém considerado honroso dentro da carreira militar, mas atualmente é dado pelo rei/rainha a alguém que não possui linhagem sanguínea real, mas que detém de seu reconhecimento pelos seus grandes feitos na sociedade.

Quem recebe esse título tem o 'Sir' na frente do nome, sendo os mais famosos o 'Sir' Paul McCartney,'Sir' Mick Jagger e 'Sir Elton John'.